Governo conclui obras no Complexo Penitenciário Nelson Hungria

Com custo de aproximadamente R$ 450 mil as 144 celas reformadas estão ocupadas por presos do regime fechado

As 144 vagas do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, Anexo 03, em Contagem, estão prontas para serem ocupadas depois de sete meses de reforma. As obras, realizadas pela subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia, da Secretaria de Estado de Administração Prisional, incluiu novos beliches e banheiros com um investimento total de R$ 450 mil. Nesta sexta-feira (22/2), os detentos começaram a ser realocados na unidade.

A reforma contou com a reestruturação da rede de esgoto, o reforço das grades e muros, reparos nas estruturas hidráulica e elétrica e pintura do edifício. Na reforma foi utilizada mão de obra prisional de dez detentos para trabalhar em todas as áreas, desde a nova instalação elétrica e de rede de esgoto, até a pintura final. Agora, internos que ocupam o Anexo 04 serão transferidos para outras celas para que a reforma seja iniciada neste alojamento.

Em um ambiente mais adequado e digno para o cumprimento da pena, o novo modelo de anexo possui uma estrutura de gradeamento superior por onde circulam os agentes penitenciários. A abertura e o fechamento das celas são feitos por cima, sem contato direto entre o custodiado e o agente de segurança, proporcionando mais segurança para o servidor e maior facilidade durante os atendimentos.

Para o engenheiro civil da Diretoria de Infraestrutura da Administração Prisional, Ricardo de Andrade Barcelos, a estrutura pré-moldada torna a entrega do projeto mais rápida. “O trabalho do corpo técnico no momento dos reparos é de suma importância, uma vez que nossa avaliação torna mais eficiente a utilização dos recursos, frente aos orçamentos terceirizados”, diz.

Circuito de monitoramento

Está em fase final a implantação do novo circuito fechado de TV também no Complexo Penitenciário Nelson Hungria. A expectativa é de que, até meados de março, a instalação esteja concluída.