Governador inaugura Pelotão de Bombeiros em Sacramento, no Alto Paranaíba
Em 2019, a corporação estava presente em 73 municípios mineiros; número saltará para 90 ao final de 2022
O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (25/11), da cerimônia de inauguração do Pelotão de Bombeiros de Sacramento, no Alto Paranaíba. A unidade estará subordinada ao 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), sediado em Uberaba, e contará com o efetivo de 27 militares e quatro viaturas, além de materiais e equipamentos operacionais para os mais diversos atendimentos de ocorrências.

O pelotão atenderá não só o município de Sacramento, mas também uma extensa área de zona rural, que passa por regiões da divisa com o estado de São Paulo, além do município de Conquista e parte do Parque Nacional da Serra da Canastra, local de constante incidência de incêndios florestais, além de pessoas perdidas em mata, acidentes em cachoeiras, dentre outros imprevistos.

Durante seu pronunciamento, Romeu Zema destacou que as diversas entregas feitas pelo Governo de Minas só estão sendo possíveis porque, desde quando assumiu o Governo, em 2019, a prioridade sempre foi equilibrar as contas e arrumar a casa.
“Um Estado existe para servir à população, e não para distribuir privilégios. Estamos mostrando que uma gestão séria pode dar resultado. Todos os indicadores, nas diversas áreas, melhoraram na atual gestão. Estamos demonstrando que é possível fazer uma gestão ética e levar profissionalismo para o serviço público”, lembrou.
Segurança
Zema destacou, ainda, que o Pelotão de Sacramento trará mais segurança para a população da região. “Estamos ao lado da Serra da Canastra, local onde temos muitos incêndios e que, eventualmente, muitas pessoas desaparecem. A presença do Corpo de Bombeiros vai ajudar a salvar vidas e a preservar o meio ambiente”, disse.
Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo, comemorou a abertura de mais um pelotão em Minas Gerais. “Uma unidade que levará mais proteção ao povo mineiro. Essa é a 80ª cidade com a presença do Corpo de Bombeiros. Temos o compromisso com a população de, até o fim do Governo, levarmos a corporação para 90 municípios”, explicou.
Entre 2021 e 2022, a meta do Estado é abrir 14 novas unidades do Corpo de Bombeiros. Quatro delas já foram inauguradas: Betim, Bocaiúva, João Pinheiro e Sacramento.
As dez unidades restantes serão implantadas em Andradas, Araçuaí, Brumadinho, Capelinha, Cataguases, Guanhães, Machado, São Gonçalo do Rio Abaixo, Três Marias e Tupaciguara.
As unidades em Cataguases, Araçuaí e Tupaciguara devem ser inauguradas no mês que vem. As demais serão entregues em 2022.