Governador empossa novo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais

Lyssandro Norton Siqueira integrou a equipe que representou o Estado nos acordos de Brumadinho e do Rio Doce

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, empossou, nesta terça-feira (20/1), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o novo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Lyssandro Norton Siqueira. Ele assume o cargo anteriormente ocupado por Marília Carvalho de Melo, que passou a presidir a Copasa.

O chefe do Executivo estadual reconheceu o trabalho realizado pela ex-chefe da pasta ambiental e também desejou sucesso ao novo secretário na continuidade da gestão à frente a Semad.
 

 

"A Marília neste tempo à frente da secretaria fez grandes mudanças e avanços que serão um legado para todos nós mineiros. Tenho certeza que a Semad, com o Lyssandro, vai dar continuidade a todo esse processo de modernização, de mais agilidade, de preservação ambiental, de punição a todos aqueles que poluem e não respeitam a lei. E é o que nós realmente precisamos", disse Romeu Zema.

 
   
   


Novo secretário

Procurador do Estado de Minas Gerais desde 1998, com atuação destacada na área do Direito Ambiental, Lyssandro Norton é graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, doutor em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pós-doutor em Direito pela UFMG.

Ao longo de sua trajetória, integrou o corpo técnico-jurídico que representou o Estado de Minas Gerais nas fases de mediação, repactuação e execução dos termos dos acordos de Brumadinho e do Rio Doce.

Paralelamente à atuação institucional, o secretário desenvolve trajetória acadêmica como professor dos cursos de mestrado e doutorado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável no Centro Universitário Dom Hélder Câmara.

Lyssandro Norton Siqueira é membro da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil e da União Brasileira de Advocacia Ambiental, sendo reconhecido nacionalmente por sua contribuição à formulação e à implementação de políticas ambientais.

“Assumo com o desafio de dar continuidade ao excelente trabalho que a secretária Marília vinha desempenhando. Temos como desafio avançar na pauta de licenciamento rápido, eficiente, cauteloso com o meio ambiente, com o território. Também temos novos projetos em relação ao incremento de uma política ambiental que seja eficiente, que tenha cuidado com a população e valorize o território mineiro”, destacou o secretário da Semad.



Últimas