Governador destaca avanços da saúde em Minas durante inauguração do hospital Mater Dei em Nova Lima

Nova unidade terá 117 leitos no total, com capacidade de atender até 40 especialidades médicas, além de gerar 2 mil empregos diretos e indiretos

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou da inauguração de hospital da rede Mater Dei, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (23/8). A unidade foi planejada para atender à população dos bairros Vale do Sereno, Vila da Serra e de diversos condomínios do município de Nova Lima, além daqueles que moram em bairros próximos à região, como Belvedere, Santa Lúcia, São Bento, Sion, Mangabeiras e Anchieta, em Belo Horizonte.

O hospital recebeu investimentos da ordem de R$ 200 milhões e tem capacidade de atender mais de 40 especialidades médicas. Durante a solenidade, o governador Romeu Zema destacou a importância da rede Mater Dei e ressaltou os avanços de Minas Gerais em relação à saúde, desde o início da atual gestão.

“Este é um momento único para Nova Lima, que recebe esse grande presente. A saúde mineira deve muito a essa família e a esta rede, e tenho plena convicção de que o legado realizado até o momento é apenas o início, muito mais virá pela frente”, pontuou.
 

 

"Eu fico muito feliz de ver que a saúde no nosso estado está avançando, principalmente, para a população do interior, que tem recebido condição de acessar diversos procedimentos que antes dependiam de grandes deslocamentos, especialmente para a capital", disse Romeu Zema.

 
   
   


O governador lembrou as importantes melhorias que ainda estão por vir para a saúde pública em Minas. “Até o fim da minha gestão, vamos inaugurar cinco Hospitais Regionais em todo o interior do estado, obras que ficaram paralisadas por mais de 8 anos e que fortalecerão muito o sistema de saúde”.

Estrutura

Com 117 leitos no total, o Mater Dei Nova Lima é um hospital de atendimento geral e resolutivo.

Estarão disponíveis as seguintes especialidades: Alergologia e Imunologia, Arritmologia, Cardiologia, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Tórax, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Endocrinologia, Endoscopia, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia, Hemodinâmica, Infectologia, Medicina do Esporte, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurointervenção, Neurologia, Oncologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Radiologia e Urologia.

De acordo com a diretoria do hospital, a nova unidade vai gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos.

(Gil Leonardi / Imprensa MG)


Um dos diferenciais da unidade é Núcleo Especializado em Medicina Esportiva e Medicina Preventiva, com equipe de ortopedia 24 horas, conforme explicou a médica Flávia Mendes Lima Freire, gestora da nova unidade hospitalar. “Todos os serviços ofertados nas unidades Mater Dei de Belo Horizonte – Santo Agostinho e Contorno –, incluindo unidades de terapia intensiva (UTI) adulta e pediátrica 24h, e serviços obstétrico e de maternidade especiais, estarão disponíveis em Nova Lima”.

“Além disso, a nova unidade terá o atendimento de médicos renomados e uma equipe hospitalar qualificada, para cuidar dos pacientes e seus familiares com o mesmo jeito especial de oferecer cuidados médicos que a rede carrega há 44 anos e que os usuários Mater Dei já conhecem. Estamos orgulhosos em inaugurar esta nova unidade para os mineiros”, enfatizou Flávia Freire.

No centro médico, o serviço completo de medicina diagnóstica contará com ressonância magnética, tomografia computadorizada, endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia e exames cardiovasculares. Com ênfase na saúde da mulher, o Mater Dei Nova Lima oferecerá ultrassom ginecológico e densitometria óssea.

“Nós sempre vamos ter o compromisso com a qualidade de vida. Somos incansáveis e sempre vamos lutar pela qualidade, eficiência e ética com os pacientes mineiros”, foi a mensagem passada pelo fundador  da rede Mater Dei, o médico José Salvador Silva.

Construção

A unidade de saúde foi construída seguindo normas e um alto padrão de arquitetura hospitalar para oferecer aos usuários uma experiência de conforto, segurança e atendimento de alta qualidade com processos hospitalares verificados e certificados internacionalmente.

A edificação ocupa uma área total de 21 mil metros quadrados e foi construída com a técnica de retrofit, para requalificação da estrutura já existente, com o uso de metal, concreto e fibra de carbono. A unidade é considerada premium, por utilizar modernas técnicas de arquitetura, com acabamentos especiais para o ambiente hospitalar.

“Buscamos adotar processos construtivos modernos, priorizando acabamentos de arquitetura e disposição interna dos espaços para que o paciente se sinta em um ambiente acolhedor, com privacidade”, comentou José Henrique Dias Salvador, CEO da Rede Mater Dei de Saúde.

A nova unidade conta com cerca de mil colaboradores – entre enfermeiros, nutricionistas, técnicos e pessoal administrativo, além de médicos e fisioterapeutas. Esses profissionais, grande parte de Nova Lima, atuarão em conjunto com os cerca de 3 mil médicos que integram o hub Mater Dei BH.

 



Últimas