Governador acompanha projetos que beneficiam mineiros dos vales do Aço e Rio Doce

Avanços nas áreas de Educação e Infraestrutura, geração de emprego e renda ampliam oportunidades e melhoram qualidade de vida da população

O governador Romeu Zema cumpriu, nesta sexta-feira (21/6), agenda nas cidades de Ipatinga e Belo Oriente, no Vale do Aço, Naque e Piriquito, no Vale do Rio Doce.

Na região, o chefe do Executivo estadual vistoriou obras que beneficiam os mineiros nas áreas de Educação e Infraestrutura e acompanhou entregas que contribuem para a melhoria das condições de vida e geram oportunidades de emprego e renda para a população.

Energia e infraestrutura

No município de Naque, o governador vistoriou a Subestação da Cemig, inaugurada em novembro de 2023, com investimento de R$ 26 milhões.

A subestação tem capacidade de transformação de 15MVA, energia suficiente para garantir o fornecimento para cerca de 30 mil unidades consumidoras.

A unidade atende diretamente as cidades de Naque, Belo Oriente, Periquito e Ipatinga, beneficiando 300 mil pessoas.

De acordo com o governador, o investimento na construção de novas subestações que fornece energia de qualidade para os mineiros é uma das prioridades da Cemig.

“A questão da energia elétrica está solucionada. Fui na subestação da Cemig que eliminou o problema de Naque e região, população que vivia com falta de energia e oscilações na rede elétrica. Para a construção da unidade  foram investidos R$26 milhões e, agora, haverá melhorias no fornecimento de energia de toda a região”, detalha.

Energia de qualidade

O lavrador Josué Soares de Aranda mora há 18 anos na zona rural de Naque. De acordo com ele, a nova Subestação da Cemig trouxe qualidade no abastecimento de energia para sua casa.

“A gente sofria com a falta de energia, frequentemente a luz acabava e demorava a ser restabelecida. Agora, com a  nova subestação, não temos mais este tipo de problema e a energia não falta. Além disso, temos o total apoio dos funcionários da Cemig quando ocorre qualquer problema” conta.

Também em Naque, o governador participou da inauguração do prédio que sediará a prefeitura e a Câmara Municipal da cidade.

Mãos Dadas

Ainda no Vale do Rio Doce, o governador  esteve na cidade de Periquito, onde vistoriou obras de melhorias em escola da rede municipal.

Na oportunidade, Zema relatou os avanços obtidos  na área da educação com destaque nos investimentos realizados na infraestrutura das escolas do estado.

“Estamos avançando também na educação, já que reformamos mais de 1,7 mil prédios escolares, com reformas grandes. Quem acompanha a educação sabe que hoje as escolas estão em uma situação bem melhor”.

O município de Periquito aderiu ao programa Mãos Dadas. Cerca de R$5,4 milhões já foram repassados para obras, aquisição de bens e transporte escolar.

Novas locomotivas

Ainda no Vale do Aço,  o governador visitou a empresa Cenibra, localizada no município de Belo Oriente, onde conheceu as novas locomotivas adquiridas pela empresa com créditos do ICMS, por meio de mecanismo de incentivo desenvolvido pelo Governo de Minas

Na oportunidade, Zema conversou com funcionários e conheceu os novos veículos que já estão sendo utilizados pela empresa.

As locomotivas reduzem o tráfego rodoviário e a emissão de poluentes, contribuindo para a preservação ambiental e reafirmando o compromisso de Minas com a sustentabilidade, a eficiência e a segurança.

O veículo é equipado com motores de última geração, que oferecem respostas mais rápidas aos comandos de tração e frenagem, proporcionando também maior eficiência e conforto para os operadores.

Essa iniciativa promove um desenvolvimento mais sustentável, uma das prioridades da atual gestão estadual.

Solo Seguro Favela

Pela manhã, o chefe do Executivo estadual participou em Ipatinga, no Vale do Aço, de solenidade do Programa Solo Seguro Favela, da Corregedoria Nacional de Justiça.

O programa tem atuação nos municípios mineiros de Rio Paranaíba, Inhapim, Oliveira, Sabinópolis, Virginópolis, Ipatinga, Brazópolis e Pouso Alegre.