Governador acompanha desfile cívico-militar de 7 de setembro da capital mineira

Evento celebrou os 202 anos da Independência do Brasil e o Jubileu dos 80 anos das Forças Expedicionárias brasileiras que lutaram na Segunda Guerra Mundial

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema acompanhou, na manhã deste sábado (7/9), o desfile cívico-militar realizado na Avenida Afonso Pena, na área central de Belo Horizonte, que celebrou os 202 anos da Independência do Brasil.

O cortejo militar comemorou também o Jubileu de 80 anos da Força Expedicionária, divisão militar do Exército e da Força Aérea Brasileira, que lutou como parte das forças aliadas na Segunda Guerra Mundial.

Na ocasião, o chefe do executivo estadual foi recebido pelo comandante da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro, o general-de-divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago. Em seguida, o governador passou a tropa em revista e seguiu para o palco embarcado no Guarani – veículo militar blindado de combate, desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro.

Do dispositivo, ele acompanhou a solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Belo Horizonte e assistiu o desfile das tropas das forças de segurança.

“É sempre um prazer estar aqui nessa cerimônia que comemora o dia da independência do Brasil. Essa data é muito marcante, pois reitera e evidencia a democracia, liberdade e patriotismo que precisamos ter em nosso país”, ressaltou o governador.

Forças de segurança

Todas as instituições que compõem as Forças de Segurança de Minas Gerais estiveram representadas no desfile.

 A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) contou com a presença de pelotões dos Batalhão de Trânsito (BPTRAN), Comando de Missões Especiais (ROTAM, CHOQUE, BOPE, CANIL, CAVALARIA), Comando de Policiamento Especializado, Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente (BPMMAmb), Batalhão de Guardas (BPGD) e Comando de Aviação do Estado (COMAVE).

Ao todo, 900 militares e 35 veículos representaram a instituição no evento, além de 450 alunos do Colégio Tiradentes.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) se fez presente ao desfile com uma frota de 25 veículos, entre eles: viaturas caracterizadas, carros antigos, ambulância, ônibus e van. A Coordenação Aerotática (CAT) sobrevoou o desfile com duas aeronaves.

Por sua vez, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) contou com uma tropa formada por 347 militares e 16 viaturas.

O efetivo representou os vários pelotões das diversas naturezas de atendimento como busca e salvamento; atividade de mergulho; combate a incêndios urbano e florestal; Atendimento pré-hospitalar; resgate em altura e salvamento terrestre, prevenção e defesa civil, entre outros.



Últimas