Gestores culturais têm até o dia 23/7 para inscreverem seus equipamentos na 12ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas
Próxima edição acontecerá excepcionalmente em 12/8, durante o Dia Nacional das Artes
Estão abertas as inscrições para a 12ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, que será realizada em 12/8, Dia Nacional das Artes. Gestores culturais de todo o estado têm até o dia 23/7 para cadastrar seus equipamentos na programação, por meio do formulário disponibilizado neste link.
A participação traz visibilidade para os museus e bibliotecas locais, gerando engajamento comunitário, promoção do turismo cultural e fortalecimento das identidades locais. Além disso, dependendo da atividade a ser realizada, ela pode ser apresentada na Declaração de Acervos Culturais como democratização do acesso.
12ª edição: expressão da mineiridade
A 12ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas acontecerá, excepcionalmente, em uma terça-feira (12/8), em referência ao Dia Nacional das Artes. A proposta é que a programação valorize os artistas mineiros, promovendo o reconhecimento dos saberes, fazeres, pessoas e vivências que expressam a nossa mineiridade.
Noite Mineira de Museus e Bibliotecas
A Noite Mineira é um conjunto de eventos culturais realizados em diversos municípios de Minas Gerais, com o objetivo de ampliar o horário de funcionamento de museus e bibliotecas uma vez a cada dois meses. Durante o período noturno, esses espaços oferecem ao público uma programação cultural gratuita e diversificada, que pode incluir exposições, saraus literários, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, entre outras atividades.
A iniciativa busca valorizar os museus e bibliotecas como espaços de conhecimento, memória e identidade, promovendo o engajamento da comunidade e a ampliação do acesso à cultura de forma inclusiva e democrática. Por meio dessas ações, a Noite Mineira reforça a importância desses equipamentos culturais na vida das pessoas e no fortalecimento da herança cultural mineira.
A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é uma ação realizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com coordenação da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade e apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (DIMUS).