Fundação de Meio Ambiente promove capacitação em licenciamento ambiental voltada à espeleologia

Iniciativa busca aprimorar conhecimentos de técnicos que atuam na regularização ambiental

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos analistas que atuam na área de regularização ambiental, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) promoveu, de 9 a 11/9, em Montes Claros, o curso “Espeleologia e o Licenciamento Ambiental”.

Promovido pela Unidade Regional de Regularização Ambiental do Norte de Minas (URA Norte), em parceria com outras regionais da Feam, o evento contou com a participação de 26 servidores das unidades Noroeste, Jequitinhonha, Zona da Mata, Central, Alto São Francisco e Leste, além de integrantes das diretorias de Gestão de Recursos e de Regularização Ambiental.

A capacitação foi realizada em duas etapas, ministrada pela JJ Cursos. No primeiro dia, a parte teórica aconteceu de forma presencial, em Montes Claros, e os dias seguintes foram dedicados às atividades práticas, no Parque Estadual da Lapa Grande.

Durante o treinamento, os servidores tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre os aspectos ambientais, normativos e legislativos relacionados à espeleologia, além dos procedimentos adotados por órgãos ambientais para fiscalização e gestão.

Para Mônica Veloso, chefe regional da URA Norte, o curso oferece não só o aperfeiçoamento dos servidores, mas também possibilita a troca de conhecimento. “A oportunidade de um curso como esse possibilita o aperfeiçoamento e a troca de informações e conhecimentos entre os servidores, resultando em um trabalho final bem alinhado entre as regionais”, disse.

A capacitação teve como foco preparar os servidores para gestão e revisão de estudos técnicos necessários ao licenciamento ambiental em áreas com potencial espeleológico. O conteúdo abrangeu desde a legislação aplicada até a coordenação de estudos voltados para a regularização ambiental de cavernas e áreas de preservação. Ao final da formação, os participantes receberam material didático e certificação, visando a qualificação contínua para atuação nas suas áreas de competência.