Fucam promove capacitação gratuita sobre a Neurociência aplicada a Educação

Professores aprenderão estratégias para melhorar desempenho em sala de aula a partir de estudos sobre o cérebro

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A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) vem promovendo capacitações online que visam possibilitar aos professores, pedagogos e demais profissionais da educação pública a melhora do desempenho em sala de aula.

A partir de temas atuais e pertinentes ao cotidiano escolar, a Gerência de Ações de Ensino Superior da Fucam tem viabilizado oportunidades para que a atividade de ensino-aprendizagem seja incrementada, produzindo resultados tangíveis.

Seguindo essa agenda, a Neurociência será o assunto da próxima capacitação online da Fucam na segunda-feira (27/3) às 19h. Com o tema “Neurociência e Educação: o papel do cérebro na aprendizagem”, a educadora e mestre em Educação Cynthia Enoque abordará as contribuições desse campo do conhecimento para a aprendizagem e destacará novas estratégias que vão otimizar resultados nas escolas. As inscrições estão disponíveis neste link.

Ao longo do ano, a Fucam promove capacitações on-line gratuitas visando fomentar a qualificação de professores, educadores e outros interessados nos temas. Somente neste início de ano já foram promovidas capacitações que abordaram a Metodologia Design Thinking aplicada à Educação, além da Netiqueta: a etiqueta da Web.

Neurociência

Com a invenção da máquina de tomografia computadorizada, nos anos 1970, tornou-se possível mapear áreas do cérebro e seu comportamento frente a estímulos. Atualmente, os dados frequentemente coletados por cientistas servem de insumos para pesquisas de diferentes áreas do conhecimento. A Neurociência é um campo vasto, de abordagem multidisciplinar, o qual permite profissionais de áreas distintas, como da Educação, Linguística, Medicina e tantas outras, se beneficiarem alcançando melhores resultados.

Para Cynthia Enoque, essas pesquisas auxiliam na melhora do desempenho dos estudantes em sala de aula e, por isso, devem ser estudadas pelos educadores a fim de melhorar o sistema nas salas de aulas. “Muitas descobertas foram feitas sobre como reagimos a estímulos externos e isso inclui o ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a Neurociência ajuda muito porque ela mostra como se dá a aprendizagem cerebral. E tudo o que diz respeito a otimizar a aprendizagem é extremamente procurado por profissionais, atualmente”, lembra Cynthia.

Entender como o cérebro processa as informações recebidas, elaborando e transformando-as em conhecimento está relacionado ao campo da Neurociência Cognitiva. Essa abordagem viabiliza o entendimento do pensamento, da memória e da dinâmica do aprendizado, estudando parte da percepção e das sensações.

Diferentemente da Pedagogia, a Neurociência não utiliza metodologia de ensino, mas contribui à medida que empresta à área da Educação o conhecimento sobre os processos cognitivos. “Independentemente do nível escolar e estilo de aprendizagem, é possível sistematizar estratégias de ensino que otimizam resultados com base nas recentes descobertas sobre o funcionamento do cérebro e sobre a metacognição”, ressalta a educadora da Fucam. Ainda de acordo com Cynthia, “a Neurociência e as teorias da aprendizagem são extremamente ricas em termos de descobertas para otimizar o funcionamento do cérebro”.



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