Fiscalização ambiental verifica áreas de mineração abandonadas na região do Jequitinhonha

Extração de rocha ornamental gerou aumento da velocidade de abandono de minas e a abertura de novas frentes de lavra na região foco da operação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, de 5 e 9/8, nos municípios de Diamantina, Gouveia, Serro e Monjolos, a Operação Capistrana II para verificação de áreas de mineração abandonadas.

A ação também fiscalizou empreendimentos que atuavam de forma clandestina ou em desconformidade com os documentos autorizativos.

O valor das multas aplicadas ultrapassou os R$ 350 mil, sendo que as infrações mais recorrentes foram operação sem licença ambiental, supressão de vegetação nativa e o impedimento de regeneração natural.

Semad / Divulgação

A maioria dos alvos foram minas abandonadas de rocha ornamental e áreas que estavam em operação da atividade de forma clandestina, sem licença ambiental.

Os alvos com características de abandono serão encaminhados à Gerência de Apoio à Regularização Ambiental Municipal (Geram) da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), para os encaminhamentos necessários.

“Como forma de diminuir a pressão ambiental que essa atividade exerce sobre o meio ambiente, a Unidade Regional de Fiscalização Ambiental do Jequitinhonha realizou essa ação de fiscalização, com foco na extração de rochas ornamentais, buscando maior equilíbrio entre as pressões para uso econômico desse material e a preservação ambiental e histórico-cultural do Vale do Jequitinhonha”, ressaltou o chefe da unidade, Victor Hugo Alves Soares.