Ferramentas no Painel de Indicadores do Sisema colaboram para avanços na gestão de recursos hídricos

Dados são sobre o Índice de Suporte à Gestão (ISG) e o Índice de Implementação dos Planos de Ações (IPA) dos Planos de Bacia Hidrográficas

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), em continuidade às comemorações de seus 27 anos, celebra mais um avanço no planejamento e na execução da política de recursos hídricos. Acabam de ser lançados, no Painel de Indicadores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), os dados sobre o Índice de Suporte à Gestão (ISG) e o Índice de Implementação dos Planos de Ações (IPA) dos Planos de Bacia Hidrográficas. O objetivo é ampliar a transparência e a prestação de contas sobre a situação das águas em Minas Gerais.

Semad / Divulgação

O ISG expressa a capacidade das estruturas organizacionais e legais de cada bacia hidrográfica em apoiar a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos. O índice considera aspectos como a existência de conselhos de bacia funcionais, a implementação dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos e a eficácia das políticas de gestão adotadas.

Já o IPA, avalia o grau de execução das ações previstas nos planos diretores de bacias hidrográficas. Os resultados possibilitam aprimorar aspectos relevantes na gestão efetiva das águas.

“Os painéis do IPA e do ISG tornam o planejamento dos recursos hídricos mais dinâmico, além de proporcionar a possibilidade de uma gestão mais adaptativa e com respostas mais rápidas a situações fora do esperado”, explica o gerente de planejamento de recursos hídricos, Allan Mota.

Esses índices são fundamentais para uma visão abrangente das águas no estado por permitirem identificar os desafios ainda existentes, orientando políticas públicas e estratégias de manejo mais eficazes para garantir a disponibilidade e a qualidade da água para as gerações futuras.

Jeane Dantas, diretora de Planejamento e Regulação do Igam, destaca que, quando dados são reunidos isoladamente, em diferentes áreas, o monitoramento e o acompanhamento ficam mais complexos. “Os painéis permitem a centralização das informações e uma melhor avaliação de cenário, trazendo uma melhoria para o planejamento”, frisou.

Para acessar o painel, clique aqui.