Ferramenta 'Bora pro Bloco' ajuda folião a se localizar e curtir o Carnaval de BH sem perder a programação
Site oferece mapa interativo, programação personalizada e acompanhamento em tempo real dos blocos de Belo Horizonte
O folião do Carnaval de Belo Horizonte em 2026 conta com uma aliada para não se perder na folia. Patrocinada pela Cemig, a plataforma Bora pro Bloco reúne, em um mapa digital interativo, os blocos de rua, ensaios e festas da capital, ajudando os foliões a se organizar, montar roteiros e acompanhar os desfiles em tempo real.
A iniciativa integra o conjunto de ações da companhia dentro do Carnaval da Liberdade Cemig 2026, que amplia investimentos em cultura, tecnologia e segurança para a maior festa popular do país.
Desenvolvido pelo engenheiro de dados, músico e produtor cultural Guilherme Pio, o Bora pro Bloco funciona como um “Google Maps do Carnaval de BH”. Disponível em boraprobloco.com.br, o site reúne blocos de rua, ensaios e festas privadas em um único mapa, permitindo que os foliões montem roteiros personalizados, criem listas de favoritos e acompanhem os desfiles que estão acontecendo em tempo real.
Com interface intuitiva e sem necessidade de cadastro, a ferramenta permite ainda que o usuário busque blocos por nome ou bairro, trace rotas para deslocamento, descubra eventos próximos à sua localização e compartilhe sua programação com amigos via link ou WhatsApp. Em menos de 48 horas após seu lançamento oficial para o Carnaval de 2026, o site registrou quase 5 mil acessos, evidenciando sua rápida adesão pelo público.
Segundo Guilherme Pio, a proposta nasceu da necessidade real de organizar melhor as informações disponíveis. “Percebia que tudo estava disponível, mas de forma dispersa. Eu queria montar um roteiro de um jeito simples, visual, com todos os blocos reunidos no mesmo mapa. Assim nasceu o ‘Bora pro Bloco’”, conta.
Patrocínio da Cemig fortalece cultura e inovação
O apoio ao Bora pro Bloco integra o conjunto de iniciativas patrocinadas pela companhia dentro do chamamento público “Carnaval da Liberdade Cemig 2026”, realizado em parceria com o Governo de Minas. Neste ano, mais de 50 projetos foram selecionados, contemplando blocos de rua, festas carnavalescas, escolas de samba, blocos caricatos e ações formativas relacionadas ao universo da folia.
Desde sua criação, o chamamento já direcionou mais de R$ 22 milhões a atrações culturais ligadas ao carnaval, beneficiando mais de 120 iniciativas em diversas regiões de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Segundo a diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, a atuação da companhia combina incentivo cultural e tecnologia. “Como maior incentivadora da cultura de Minas Gerais, a Cemig segue apoiando atrações artísticas diversas e descentralizadas. Além de fortalecer a festa, o investimento movimenta toda a cadeia produtiva e incentiva soluções tecnológicas que contribuem para um carnaval mais organizado, acessível e seguro”, afirma.