Feira de pesca e piscicultura incentiva atividades aquícolas na região de Felixlândia

Feppishow conta com programação técnica, exposições e gastronomia. Evento também marca anúncio do Ministério da Pesca de ampliação de suporte à produção na bacia de Três Marias

A quarta edição da FeppiShow, a Feira de Pesca e Piscicultura de Minas Gerais teve início nesta sexta-feira (13/9), contando com palestras técnicas, exposição de suprimentos, maquinários, distribuidores e comércio. Entre as atrações também esteve uma mostra de gastronomia com preparos de tilápia.

O produtor Pedro Rivelli, também vice-presidente da Associação Peixe-MG, falou das possibilidades que o pescado apresenta. “Conheçam e participem de eventos como este, pois a pesca é uma atividade que abre muitas oportunidades de trabalho e mercado”, atestou.

Rivelli é um dos expositores do evento. “Este é um evento importante para fomentar a produção e também para desenvolver as melhores práticas aqui na região. A piscicultura em Minas tem crescido muito, o Lago de Três Marias já é o maior lago produtor de tilápias do Brasil e a tecnologia é, indiscutivelmente, o que vai fazer com que esse negócio dê o próximo passo. O caminho para que a gente se envolva nessa cadeia é através da tecnologia e da integração (dos agentes da cadeia), e acho que tudo está está acontecendo aqui dentro”, definiu ele.

A chefe-geral da Epamig Centro-Oeste, Juliana Simões, realçou a importância das ações de difusão de tecnologias como uma das etapas fundamentais do trabalho de pesquisa agropecuária. “A difusão de tecnologias é mais que a realização e participação em eventos, este é o momento em que concretizamos a etapa de fazer chegar ao conhecimento público as tecnologias geradas que, posteriormente, também vão ser incorporadas por produtores, fechando assim um ciclo de trabalho vital para a ciência e tecnologia”, explicou.

O assessor técnico da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, Frederico Ozanan, apontou a relevância da atividade para Minas. De acordo com dados do IBGE e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Minas é um dos grandes produtores de pescado do Brasil e o terceiro produtor de tilápias, caminhando para ocupar a segunda posição. A produção de tilápias corresponde a 94,5% da produção de pescados no estado. “São muitas as oportunidades que aquicultura pode trazer para Minas. O governo está alerta e incentiva as atividades e apoia eventos como este”, disse.

Ampliação de suporte de produção em Três Marias

Na abertura do evento, o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura Roberto Ribeiro, anunciou a publicação da portaria MPA 352, de 12 de setembro de 2024, que amplia a capacidade de suporte de produção para a região da bacia de Três Marias. A portaria garante apoio para que mais produtores sejam regularizados e  acompanhados, com potencial para aumentar o suporte de 35 para 55 mil toneladas de tilápia no reservatório da UHE Três Marias.

Visitas técnicas

O pesquisador em piscicultura da Epamig, Allisson Menezes, conduziu as visitas guiadas aos reservatórios de piscicultura da Epamig, como parte da programação do evento. Cerca de 30 produtores estiveram nas instalações  do Campo Experimental da Epamig de Felixlândia, onde puderam acompanhar a demonstração de cultivo. “A Epamig atende e repassa as técnicas para produtores em qualquer momento, além das oportunidades em eventos, também é possível agendar pelos contatos do Campo Experimental“, indica ele.

4ª edição

Evento pioneiro em Minas Gerais, a Feppishow teve sua primeira edição em 2018, com o objetivo de apresentar e potencializar o mercado e a cadeia produtiva do pescado no estado, e divulgar tecnologias e integrar pesquisa, extensão, cadeia produtiva e público consumidor. Outras duas edições foram realizadas nos anos de 2019 e 2022.

A 4ª Feppishow é realizada pela Epamig em parceria com a Emater-MG e tem o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Prefeitura Municipal de Felixlândia, da Codevasf, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), da Associação de Aquicultores Peixe MG e da Adesb.

A FeppiShow funciona até as 18 horas deste sábado (14/9)