Evento do Fundo Nacional de Assistência Social terá etapa em Minas Gerais

Dividido em quatro dias, o encontro vai contemplar os 853 municípios do estado; inscrições vão até 28/7

Sedese-MG/ Divulgação

Estão abertas as inscrições para o evento “Fundo Nacional da Assistência Social (FNAS) pelo Brasil – Etapa Minas Gerais”, que será realizado em Belo Horizonte, entre os dias 30/7 e 2/8. Durante os quatro dias, o encontro vai beneficiar os 853 municípios do estado com atualizações sobre a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único da Assistência Social (Suas).

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), o evento é direcionado a gestores, técnicos e contadores municipais responsáveis pelos Fundos de Assistência Social.

erão abordados temas como a Gestão Financeira e Orçamentária do Suas, SIGTV e Transferegov e o novo sistema de prestação de contas (AgilizaSUAS).

O encontro será presencial, no Auditório JK da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, das 8h às 17h. Confira a programação completa do evento.

As inscrições podem ser feitas pelo link, e em caso de dúvidas ou solicitação de mais informações, a Sedese-MG pode auxiliar pelo endereço de e-mail dgtep@social.mg.gov.br.

São três vagas por município, que têm até o dia 28/7 para se inscreverem no dia estabelecido para sua respectiva regional. A divisão das turmas foi baseada na manifestação de interesse dos municípios, que previamente preencheram um formulário de inscrição dentro do prazo estipulado.

Distribuição das turmas

- Turma 1 (30/7): Regionais: Araçuaí, Divinópolis, Metropolitana, Muriaé, Salinas;

- Turma 2 (31/7): Regionais: Curvelo, Juiz de Fora, Passos, São João del Rei, Teófilo Otoni, Uberlândia;

- Turma 3 (1/8): Regionais: Governador Valadares, Montes Claros, Paracatu, Varginha;

- Turma 4 (2/8): Regionais: Almenara, Diamantina, Ituiutaba, Patos de Minas, Poços de Caldas, Timóteo, Uberaba.

FNAS

O Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) faz parte da estrutura organizacional da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), que faz parte do MDS. A SNAS é responsável pela gestão da política nacional de Assistência Social e do Suas.

O FNAS é responsável por transferir recursos para estados, municípios e o Distrito Federal, que são utilizados para financiar serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. Esses recursos ajudam a operacionalizar ações como acolhimento institucional, atendimento a famílias e indivíduos, benefícios eventuais, entre outros.