Etapa microrregional do Jemg reúne mais de 50 mil jovens talentos do esporte mineiro

Estudantes-atletas se preparam para etapa regional, que começa na próxima segunda-feira

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) se destacam como importante competição esportivo-escolar em nível nacional. A etapa microrregional, realizada entre 1/4 e 26/5, reuniu 771 municípios, promovendo a integração e desenvolvimento esportivo de quase 51 mil estudantes-atletas, de 2.069 escolas públicas e particulares do estado.

A microrregional mobilizou 54 cidades-sede, que receberam 6.329 jogos de diversas modalidades, proporcionando um ambiente de competição saudável e incentivando o espírito esportivo entre os jovens.

Com o fim dessa etapa, as atenções agora se voltam para a etapa regional, que será entre os dias 10 e 16/6, nos municípios de Oliveira, Curvelo, Extrema, Araguari e Ubá. Já Caratinga sediará os jogos de 1 a 7/7. Estão elegíveis para essa fase os campeões das modalidades coletivas, os quatro primeiros colocados no xadrez e os estudantes inscritos na modalidade de vôlei de praia.

“É com alegria e satisfação que damos continuidade à execução do maior evento esportivo-escolar do país. Neste momento de competição, precisamos enfatizar o verdadeiro espírito do esporte: fortalecer a convivência, o divertimento e os laços dos estudantes com a escola”, pontua Tomás Mendes, subsecretário de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG).

Próximos passos: etapa estadual

Realizado pelo Governo de Minas, o Jemg é dividido nas etapas microrregional, regional e estadual. Os campeões da regional terão a oportunidade de competir na última etapa, sediada em Governador Valadares, entre 5/8 e 11/8.

O Jemg funciona ainda como seletiva para os Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s), Jogos da Juventude (Jjuv) e para as Paralimpíadas Escolares.

Jemg

Os Jogos Escolares de Minas Gerais são o maior programa esportivo-social do país. Organizado pela Sedese, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), e execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg), os Jogos incentivam a prática esportiva e desempenham papel fundamental na formação dos jovens, promovendo a inclusão e a educação integral.