Estudantes mineiros se destacam e sonham com pódio em competições nacionais

Jovens talentos se preparam para brilhar nas Paralimpíadas Escolares, nos Jogos Escolares Brasileiros e nos Jogos da Juventude

Estudantes-atletas de Minas Gerais se preparam para levar o talento do esporte mineiro para as competições nacionais mais importantes do desporto escolar. Após vencerem os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), eles vão representar o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), nas Paralimpíadas Escolares 2024 e nos Jogos da Juventude (JJuv).

Tiago Estanislau

Eduardo Silva, de 11 anos, é um desses estudantes que aguardam ansiosos para brilhar nas Paralimpíadas Escolares.  “Minha expectativa é ir lá, vencer tudo, chegar em casa e mostrar minhas medalhas para todo mundo”, conta o jovem, que vai disputar as provas do atletismo.

Samuel Oliveira, de 14 anos, é outro estudante-atleta que vive essa expectativa. “Eu vou disputar salto em distância, lançamento do disco e arremesso do peso. Pretendo chegar lá e ganhar três medalhas de ouro”, revela.

Além de Eduardo e Samuel, a Sedese acompanha de perto as delegações mineiras compostas por estudantes-atletas que se destacaram na fase estadual do Jemg e conquistaram a vaga para representar Minas Gerais nas competições nacionais.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destaca que Minas tem se consolidado como um celeiro de talentos no esporte escolar e paralímpico. “Nossos estudantes-atletas têm se preparado com muita dedicação, contando com o suporte de treinadores, da família e das políticas públicas de incentivo ao esporte promovidas pelo Governo de Minas”, ressalta.

“A participação nos Jogos Escolares Brasileiros, nas Paralimpíadas Escolares e nos Jogos da Juventude é uma grande oportunidade de mostrar a força do esporte mineiro. Estamos confiantes de que nossos jovens talentos irão brilhar e nos encher de orgulho”, reforça a secretária.

Paralimpíadas Escolares

Um dos grandes desafios para os jovens mineiros será a fase nacional das Paralimpíadas Escolares, que será realizada de 25 a 30/11, na cidade de São Paulo. Organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a competição é uma das maiores plataformas para a revelação de talentos no paradesporto e reúne estudantes-atletas de 11 a 17 anos.

Neste ano, a delegação mineira será composta por mais de 240 pessoas. O subsecretário de Esportes, Tomás Mendes, lembra os bons resultados do estado em competições internacionais e reforça que Minas Gerais dá um exemplo de gestão no esporte paralímpico. “Além de ótima representação e resultados nas Paralimpíadas de Paris, a gente classifica uma delegação muito qualificada, com um número muito interessante de atletas, e entendendo que o caminho deles pode ser muito promissor”, pontua.

Minas: terra do paradesporto

Minas Gerais tem sido um destaque no paradesporto escolar. Nos últimos dois anos, o estado conquistou o título da etapa regional das Paralimpíadas Escolares e ficou entre os três melhores estados do Brasil da edição de 2023. Este desempenho reforça a tradição e o potencial de novos talentos mineiros se destacarem na competição de 2024.

Tomás Mendes salienta que competições como o Jemg, o JEBs e as Paralimpíadas Escolares podem revelar novos talentos, a exemplo de “novos Gabrielzinhos e novos atletas que lá na frente possam nos encher de orgulho e representar o nosso país em competições internacionais”, reforça.

“A gente acredita muito na política pública dos jogos escolares, nas modalidades paralímpicas. Queremos avançar cada vez mais com esse cenário”, completa Tomás.

Confira aqui a lista dos estudantes-atletas convocados para representar Minas Gerais nas Paralimpíadas Escolares 2024.

Jogos Escolares Brasileiros

Neste mês, os estudantes-atletas mineiros embarcam para Recife (PE), para participar dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), o JEBs acontece de 20/9 a 3/10 e vai reunir estudantes-atletas com idades entre 12 e 14 anos.

Confira aqui a lista dos estudantes-atletas e escolas convocados para representar Minas Gerais no JEBs 2024.

Os estudantes-atletas convocados e as famílias também já podem acessar os comunicados de viagem que contêm as datas, os horários, os procedimentos e as condutas necessárias para a participação no evento clicando aqui.

Jogos da Juventude

Os estudantes-atletas mineiros também se preparam para embarcar para João Pessoa (PB), onde disputarão os Jogos da Juventude (Jjuv), entre 13 e 28/11.

O Jjuv é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e promove a disputa de jovens de 15 a 17 anos, em modalidades individuais e coletivas.