Estudantes de Minas Gerais vivem experiência cultural transformadora em intercâmbio na Holanda

Jovens mineiros selecionados em projeto que resgata a obra de Anne Frank participaram de visitas educativas e culturais, expandindo suas perspectivas sobre tolerância e inclusão

Após uma experiência internacional imersiva, dois estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais retornaram ao Brasil com histórias e aprendizados valiosos.

Beatriz Neri, de 17 anos, da Escola Estadual Padre João de Mattos Almeida, e Marcos Paulene, de 16 anos, da Escola Estadual Walt Disney, ambas em Belo Horizonte, participaram de um intercâmbio cultural na Holanda, resultado de um projeto inspirado na obra de Anne Frank. Essa experiência ofereceu uma verdadeira imersão na cultura, história e tradições holandesas.

Selecionados por meio de projetos escolares que promoveram debates sobre respeito, racismo, inclusão e direitos humanos, os estudantes foram escolhidos devido à sua capacidade de refletir e inspirar outros a partir da história da jovem.

Durante a viagem, Beatriz e Marcos exploraram museus, a Casa de Anne Frank e outros locais históricos, ganhando novas perspectivas sobre a importância da tolerância e do respeito às diferenças.

Além disso, tiveram a oportunidade de interagir com estudantes de diversos países, promovendo um intercâmbio cultural genuíno e expandindo suas visões sobre o mundo.

As experiências na Holanda foram além das visitas históricas. Os jovens participaram de workshops, visitas a instituições culturais e atividades de imersão na língua e na culinária local. Essas vivências permitiram que conhecessem a cultura holandesa e refletissem sobre suas próprias realidades e valores.

"Essa experiência foi uma das melhores da minha vida. Através dos workshops, palestras e apresentações, absorvi conceitos essenciais para o crescimento do nosso projeto. Nós conseguimos nos associar, conseguimos nos adaptar a todos os outros países e a tudo que estavam oferecendo para a gente", afirma o estudante Marcos.

Beatriz também compartilhou suas emoções sobre a viagem. “Foi uma experiência muito mágica poder estar lá nos Países Baixos, na Europa, e praticar meu inglês. Foi uma experiência que eu vou levar para minha vida inteira. Aprendi muitas coisas novas e espero um dia retornar e fazer muito mais", destaca.

Para os dois jovens, essa foi a primeira vez fora do Brasil, e a oportunidade de explorar um novo país e suas práticas educacionais foi um dos pontos altos da viagem. Além das atividades acadêmicas, Beatriz e Marcos vivenciaram a rica cultura holandesa, experimentando sua culinária, tradições e paisagens.

Arquivo pessoal

Projeto

O Encontro Internacional da Rede Jovem Anne Frank, realizado em parceria com instituições educacionais holandesas, busca não apenas ampliar os horizontes dos estudantes, mas também reforçar os valores de respeito e convivência pacífica entre diferentes culturas.

Para participar do intercâmbio, os estudantes competiram com jovens de outros estados do Brasil e o envolvimento deles nas suas escolas foi fundamental para alcançar este resultado.

Na Escola Estadual Padre João de Mattos Almeida, foi elaborada uma exposição com 20 quadros que apresentam a história da escritora de maneira contemporânea.

A exposição está em exibição no Shopping Contagem e pode ser vista até o dia 27/8. Já na Escola Estadual Walt Disney, foi produzido um audiobook dramatizado do livro, onde os jovens apresentam trechos da obra.

Durante o intercâmbio, os selecionados estiveram em contato com outros estudantes de mais de dez países. Agora de volta ao país, os estudantes estão ansiosos para compartilhar suas experiências e aprendizados com suas comunidades escolares, contribuindo para um ambiente educacional ainda mais enriquecedor e inclusivo.

Rede Jovem Anne Frank

A Rede Jovem Anne Frank é um movimento global formado por jovens entre 16 e 22 anos, inspirados pelo diário e pela história de vida de Anne Frank.

Seu objetivo principal é fortalecer as atividades educativas da Casa Anne Frank e expandir seu impacto para um número maior de jovens ao redor do mundo.

No Brasil, a rede é coordenada pelo Instituto Plataforma Brasil, representante oficial da Casa Anne Frank, e em Minas Gerais pelo Núcleo Anne Frank Minas Gerais.