Estudantes da rede estadual de Minas realizam primeiro teste de redação preparatório para o Enem 2025

Prova segue o mesmo formato do exame e tem correção realizada por inteligência artificial

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Estudantes do ensino médio da rede estadual de Minas Gerais realizaram o primeiro teste preparatório de redação preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A iniciativa, promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em parceria com a editora Estudo Play, na quarta-feira (26/3), objetiva reforçar a preparação dos estudantes para o exame.

A aplicação da prova integra parte das ações do Enem MG, que em 2025 está disponível para 700 mil estudantes da rede estadual de ensino. A subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, ressaltou a importância da preparação dos jovens para a principal forma de ingresso no ensino superior.

“A SEE tem uma grande responsabilidade na preparação dos estudantes para o Enem. Por isso, estamos realizando grandes ações para prepará-los para o exame em todo ensino médio e também no EJA. É uma forma de fazer o estudante entender que seu processo de vida pode ser sonhado e preparado durante seu período de estudos”, afirma a subsecretária.

Aplicação

O teste de redação segue o formato oficial do Enem e teve como tema: "Os desafios das mulheres na luta pela igualdade de direitos no Brasil”. Para os estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio e da EJA, a redação está sendo aplicada no gênero dissertativo-argumentativo. Já para os estudantes do 1º ano e do 1º período da EJA, a aplicação do teste é no formato de carta argumentativa.
 

SEE-MG / Divulgação

O estudante Daniel Henrique, 17 anos, que está no 3º ano da Escola Estadual Pedro II, em Belo Horizonte, e irá fazer o Enem neste ano, destaca pontos sobre a preparação. “A redação ainda é meu ponto fraco, mas o teste é justamente para praticarmos. Os professores aqui da escola, especialmente no 3º ano, dão atenção especial a assuntos específicos do vestibular e ainda tem a plataforma Enem MG que já acessei”, afirma.

As redações serão corrigidas por um sistema de inteligência artificial, que reconhece a escrita manuscrita e avalia o desempenho dos estudantes com base em competências específicas. O objetivo é garantir uma correção rápida e oferecer um diagnóstico detalhado para orientar a evolução dos estudantes ao longo do ano.

Plataforma Enem MG

A plataforma Enem MG foi desenvolvida com tecnologia avançada para revolucionar a preparação dos estudantes da rede estadual. Utilizando inteligência artificial, oferece correção automática de redações manuscritas, trilhas de estudo personalizadas e suporte pedagógico para professores e gestores.

Com a parceria da Britannica Education, líder mundial em conteúdo educacional, a plataforma garante acesso a materiais de alta qualidade, alinhados às exigências do Enem.

Em 2024, a plataforma obteve resultados relevantes em Minas Gerais. Foram mais de 600 mil redações corrigidas por IA, 750 mil cadernos de testes preparatórios impressos e adesão de 85% dos estudantes cadastrados.



Últimas