Estado incinera mais de 1,5 mil materiais utilizados em crimes ambientais

Objetos como redes e tarrafas de pesca, utilizados de forma ilegal, foram apreendidos em ações de fiscalização

Materiais apreendidos por meio de ações fiscalizatórias feitas por equipes da Polícia Militar de Meio Ambiente e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Unidade Regional de Fiscalização Central, foram destruídos no fim de junho. Ao todo, mais de 1,5 mil materiais como redes e tarrafas de pesca foram incinerados.

Semad / Divulgação

Desta forma, a ação garante que varas, iscas e armadilhas, por exemplo, não voltem a ser utilizados irregularmente, garantindo maior controle ambiental. Vale ressaltar que os materiais só foram destruídos após os autos de infração atrelados a eles transitarem em julgado e decretado o perdimento de bens.

“Ações como esta são de suma importância para a gestão e organização da unidade, mas também para alertar a sociedade quanto ao uso irregular de apetrechos que causam danos ambientais”, afirmou a chefe da Unidade Regional de Fiscalização Central Metropolitana, Ana Carolina Silva.

Transparência

O Governo de Minas, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais de denúncias ambientais e conta com o apoio da sociedade para monitorar e denunciar práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades.

A denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental pode ser feita pelo LigMinas (ligue 155- opção 7) ou por meio deste link.