Estado e Grupo Petrópolis estimulam desenvolvimento regional no Triângulo Mineiro

Parceria com projeto promovido pela Fiemg busca fornecedores mineiros para fábrica de bebidas

Após a atração da fábrica de bebidas do Grupo Petrópolis para Uberaba, no Triângulo Mineiro, o Governo de Minas Gerais tem trabalhado para adensar a cadeia produtiva na região. A estratégia de desenvolvimento inclui aumentar a quantidade de fornecedores locais para a empresa e identificar outros players importantes.

Para isso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), apresentou para o Grupo Petrópolis a proposta de realizar o mapeamento de fornecedores e as rodadas de negócio futuras, em função das demandas de fornecimento da empresa.

Entre 9h e 17h de 24/3, as empresas cadastradas no projeto Compre Bem Virtual, da Fiemg, terão a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços à fabricante de bebidas. O evento gratuito será on-line e tem inscrições abertas até 18/3, neste link. Os empreendimentos participantes devem ter, obrigatoriamente, CNPJ em Minas Gerais.

O superintendente de Desenvolvimento de Potencialidades Regionais da Sede, Frederico Amaral, destaca que a iniciativa intensifica as possibilidades de fornecimento para o setor de bebidas e incentiva a mão de obra local, garantindo emprego e renda. “Nosso objetivo é estimular o desenvolvimento regional e gerar oportunidades de negócios para as empresas mineiras. Além disso, com compras locais, há benefícios de redução de custos logísticos e de emissões, fazendo com que a indústria mineira seja mais competitiva”, afirma.

Competitividade

A expectativa do diretor de compras do Grupo Petrópolis, George Ramos, é fomentar essa conexão comercial, onde fornecedores mineiros poderão atender a oitava e maior fábrica do Grupo Petrópolis, localizada em Uberaba.

“Temos um programa interno chamado GP Integra, que une a empresa com os fornecedores locais e está em sintonia com o que o Compre Bem propõe. Inicialmente, os produtos e serviços que buscamos se concentram na área de transporte e eliminação de resíduos, itens de jardinagem e distribuição de palets. Foram mapeadas outras categorias de compras e, posteriormente, será elaborado um cronograma de trabalho com os demais setores”, explica o coordenador.

Projeto Compre Bem

O Projeto Compre Bem Fiemg apoia empresas investidoras na identificação e na prospecção de novos fornecedores em Minas Gerais. A Fiemg auxilia no processo de compras e oxigenação da área de suprimentos dos investidores.

Por meio de pesquisa e seleção de potenciais fornecedores mineiros e da realização de reuniões entre eles e a empresa-âncora, a iniciativa gera oportunidade de estabelecer relações comerciais. O projeto também acompanha e monitora as negociações, com finalidade de manutenção e ampliação das relações.

Seleção de fornecedores

O processo de seleção é dividido em duas etapas: a triagem dos participantes do evento é realizada pelo Estado, de acordo com as informações concedidas pelo Grupo Petrópolis por meio de questionário enviado.

Em seguida, no próprio evento, a equipe de compras estará presente para conhecer um pouco mais cada fornecedor. Quando houver concorrências, será realizada uma segunda triagem com base nos requisitos necessários para ser parceiro do Grupo Petrópolis, além da análise comercial de preço, prazo e porte do fornecedor.

Projeto Compre Bem Virtual – Grupo Petrópolis

Data: 24/3/2021 (quarta-feira)

Horário: 9h às 17h

Inscrições gratuitas: clique aqui

Obs.: O link para acessar o evento será enviado por e-mail aos participantes na véspera.

Obs2.:  Para inscrição, a empresa deverá ter obrigatoriamente CNPJ em Minas Gerais