Escolas de rede estadual intensificam conscientização sobre violência contra a mulher durante Agosto Lilás

Ações educativas e de engajamento da comunidade escolar ganham destaque nas unidades de ensino de Minas Gerais

Durante o mês de agosto, marcado pela campanha Agosto Lilás, escolas estaduais de Minas Gerais têm promovido uma série de ações educativas focadas na conscientização sobre a violência contra a mulher e na promoção da igualdade de gênero.

As atividades visam não apenas informar e educar, mas também envolver a comunidade escolar na luta contra a violência de gênero.O Agosto Lilás surgiu para ampliar o debate sobre a violência doméstica e incentivar a denúncia de abusos.

Os educadores têm desempenhado um papel fundamental na rede da Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), integrando o tema nas atividades curriculares e criando um ambiente de apoio e diálogo.

Mobilização das escolas

Os estudantes têm demonstrado grande envolvimento, liderando projetos e campanhas dentro das escolas para sensibilizar a comunidade escolar. Entre as atividades promovidas estão palestras, debates, oficinas e campanhas que abordam temas como o respeito às mulheres, os diferentes tipos de violência e os canais de denúncia disponíveis.

Uma das iniciativas de destaque é da Escola Estadual Emília Esteves Marques, do município de Carangola, na Zona da Mata. Entre os dias 15 e 20/8, a escola engajou alunos do 6º ano do ensino fundamental em intervenções educativas, que incluíram rodas de conversa e a criação de cartazes sobre o tema da violência contra a mulher.

No dia 22/8, a mobilização se estendeu aos alunos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental e aos estudantes do ensino médio, com palestras ministradas pela psicóloga Bruna Ramos de Moraes e pela assistente social Verônica Silveira Ribas Leal, ambas do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE).

As palestras abordaram diversos tipos de violência no âmbito doméstico e explicaram detalhadamente a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que define a violência doméstica e familiar contra a mulher como “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, bem como danos morais ou patrimoniais”.

A ação foi marcada pela participação ativa de estudantes, professores, servidores da escola e da vice-diretora da unidade, demonstrando o compromisso da comunidade escolar com a promoção de um ambiente de respeito e a conscientização sobre a importância do enfrentamento da violência de gênero.

No município de Ouro Fino, no Sul de Minas, escolas estaduais também participaram de ações promovidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com o NAE. Durante  o  mês de agosto, foram realizadas diversas atividades, incluindo uma caminhada pela cidade, um ciclo de palestras no Teatro Municipal e a participação em um podcast.

Além dessas iniciativas, estudantes da Escola Estadual Ernesto Barbosa produziram um vídeo divulgado nas redes sociais da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Pouso Alegre, sob a orientação da psicóloga Fernanda Gomes. O vídeo, que ganhou destaque nas mídias sociais, simbolicamente mostra alunas rasgando ofensas dirigidas às mulheres que foram vítimas de violência.

“A disseminação da campanha do Agosto Lilás é de extrema importância entre os jovens e a sociedade; o futuro, as novas famílias que serão constituídas, virão por meio dos nossos jovens. Sendo assim, podemos, juntos, conscientizar não apenas um, mas a todos, de que o respeito é primordial em quaisquer circunstâncias da vida e em qualquer que seja a relação”, destaca Fernanda Gomes