Escola vira praça de serviços e aproxima ainda mais o Estado de quem mais precisa na Vila Cafezal

Mutirão Cidadão do Governo de Minas, coordenado pela OGE/MG, atendeu mais de 3 mil cidadãos da comunidade

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Escola Estadual Efigênio Salles, na Vila Cafezal, no bairro Serra, em Belo Horizonte, se transformou em uma verdadeira praça de serviços públicos nesta sexta-feira (23/1), durante o primeiro Mutirão Cidadão de 2026, ação do Governo de Minas que reuniu mais de 20 atendimentos essenciais e beneficiou mais de 3 mil pessoas.

Coordenado pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), o Mutirão Cidadão integra o programa Ouvidoria Móvel e tem como proposta levar o Estado até onde o cidadão está, facilitando o acesso a direitos, serviços e informações. Ao longo do dia, moradores do maior conjunto de vilas de Minas Gerais circularam entre as estruturas montadas no pátio e nas salas de aula, buscaram orientações, emitiram documentos, se vacinaram, encontraram oportunidades de emprego, entre outros serviços: tudo em um só lugar.

Para quem participou, o impacto foi imediato. Edson Nonato foi ao evento para ajudar um amigo a encontrar trabalho e saiu com uma vaga garantida. “É um evento muito importante, porque junta tudo em um só lugar. Muitas vezes as pessoas não têm acesso a esses serviços, e aqui ficou fácil”, contou.

Entre os atendimentos mais procurados esteve a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), oferecida gratuitamente pela Polícia Civil de Minas Gerais, com foto feita no próprio local. Quem não conseguiu senha pôde sair com o agendamento garantido pela Unidade de Atendimento Integrado (UAI).

O casal Rosimere Rodrigues Froes e José de Paulo Froes foram um dos primeiros a chegar ao local para emitir a nova carteira de identidade. "Levantamos três e meia da madrugada para chegar cedo e garantir a senha. Fomos os primeiros da fila e garantimos o documento. Esse evento é um benefício que está ajudando a comunidade toda", comemorou. 

O Mutirão também levou vacinação com o Vacimóvel, serviços da Defensoria Pública, atendimentos da Copasa e Cemig, orientações sobre IPVA, ações educativas das forças de segurança, doação de mudas  pelo IEF, serviços do Detran/MG, emissão da Carteira Nacional do Artesão, além de iniciativas de empregabilidade, assistência social e saúde.

Para a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, a ação tem um papel estratégico para a ampliação da escuta cidadã. "O Mutirão Cidadão materializa o compromisso do Governo de Minas com uma administração próxima, acessível e orientada pelas reais necessidades da população. Nossa missão é ir cada vez mais onde o cidadão está, garantindo acesso a serviços, fortalecendo a escuta qualificada e transformando essa escuta em melhorias concretas para a vida dos mineiros”.

A proposta é expandir a ação para outras regiões do estado ao longo de 2026, consolidando uma política pública que une atendimento, acolhimento e participação social.

Sobre a OGE/MG

A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais é um órgão autônomo, vinculado diretamente ao governador, responsável pelo recebimento e tratamento de denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios, produzindo informações estratégicas que subsidiam a tomada de decisão e o aperfeiçoamento da gestão pública.

Os canais de atendimento são:

Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br

WhatsApp: (31) 3915-2022 – atendente virtual “Bel”

Aplicativo MGApp (Android e iOS)

Telefones: 162 (Disque-Ouvidoria) e 136 (Disque-Saúde)



Últimas