Epamig utiliza imagens de Vant para monitorar condições hídricas em áreas cafeeiras e de estresse em culturas de grãos

Resultados parciais dos trabalhos foram apresentados em simpósio realizado em Salvador (BA) no último mês

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) tem usado sensoriamento remoto e agricultura de precisão para monitorar condições fisiológicas de culturas como café e grãos. O acompanhamento é feito por imagens captadas por Veículos aéreos não tripulados (Vant).

Em abril, os pesquisadores da Epamig Marley Lamounier Machado e Vânia Aparecida Silva participaram, em Salvador (BA), do 21º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).  Na oportunidade, apresentaram os resultados parciais de dois projetos envolvendo o uso de Vant.

Monitoramento espectral 

O trabalho “Avaliação de índices de vegetação por imagens de Vant para a estimativa da produtividade do café” teve como objetivo investigar e determinar quais índices de vegetação melhor estimam a produtividade do café arábica. Os dados derivam de imagens obtidas por Vants nas estações seca e úmida.

O trabalho está ligado ao projeto “Monitoramento espectral para estimativa das condições hídricas de áreas cafeeiras”, coordenado pela pesquisadora da Epamig Margarete Marin Lordelo Volpato. A pesquisa, que teve início em 2020, conta com a participação dos também pesquisadores Marley Lamounier, Vânia Silva e Vanessa Figueiredo.

O projeto é financiado por Embrapa Café, Consórcio Pesquisa Café, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Desenvolvimento de novas cultivares 

O projeto, coordenado pela pesquisadora Aurinelza Batista Teixeira Condé, conta com recursos financeiros da Fapemig. Uma das metas da pesquisa está relacionada à Agricultura de Precisão.

O trabalho “Avaliação de índices de vegetação por imagem de Vant para a detecção de estresse em culturas de milho, soja e feijão” tem como objetivo avaliar modelos matemáticos para investigar a detecção de estresse em culturas de milho, soja e feijão, utilizando imagens de Vant.

Essa meta envolve ainda os pesquisadores da Epamig Fábio Aurélio Martins, João Batista Reis, João Roberto de Mello Rodrigues, Margarete Volpato, Rogério Faria, Thiago Ladeira, Thiago Furtado e a professora Vanessa Cristina Oliveira de Souza, da Universidade Federal de Itajubá.



Últimas