Epamig realiza Mega Citros em Campanha, no Sul de Minas

Edição expandida vai abordar cafeicultura e cultivo de outras frutas

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Sindicato dos Produtores Rurais da Campanha, no Sul do estado, promovem de 26 a 28/9, mais uma edição do Mega Citros.

Neste ano, o evento, que acontecerá Clube de Campo de Campanha, ganha programação expandida, que além das discussões sobre a citricultura, abre espaço para a cafeicultura, a vitivinicultura e os cultivos de pitaia e abacate.

“Teremos um dia dedicado à cafeicultura (27/9) e outro à fruticultura (28/9). Isso para atender a demanda dos produtores locais, que manifestaram interesse nesses temas ao sindicato rural, que organiza o evento conosco”, explica a pesquisadora da Epamig Ester Ferreira.

Lembrando que o cultivo de frutas cítricas, em especial as tangerinas, é forte na região, mas tem sido afetado pela incidência do greening, doença bacteriana, que não tem cura.

“Apesar de todos os esforços para conter essa doença, considerada o maior desafio da citricultura mundial, houve a contaminação de muitos pomares na região. Diante disso, os citricultores buscam alternativas para diversificação e estendemos o evento com palestras técnicas sobre outras culturas”, acrescenta a pesquisadora.

Outra novidade desta edição são os minicursos que acontecerão, simultaneamente, às palestras técnicas. Dois deles, na quinta-feira (26/9), serão ministrados por profissionais da Epamig: “Noções para diferenciar cafés tradicional, gourmet e especial”, com a bolsista de pós-doutorado Maísa Mancini, às 13h, e “Noções básicas para a degustação de vinhos”, com o enólogo Filipe Goethe, às 15h. As vagas são limitadas e as inscrições para os minicursos podem ser feitas pelos links Cafés e Vinhos.

“O evento mantém o formato de feira com vários estandes de produtos, insumos e maquinários com o objetivo de propiciar um ambiente de interação, oportunidade de negócio e, principalmente, muito conhecimento”, assegura Ester Ferreira.

Programação

As atividades terão início na quinta-feira, com foco na citricultura. As palestras começam às 8h30 com temas como a escolha de mudas e o controle do psilídeo, vetor do Greening. A pesquisadora Ester Ferreira, da Epamig, vai falar sobre “Novos horizontes para o agronegócio sul-mineiro: citros, café e frutas”.

No dia 27, sexta-feira, o assunto será cafeicultura. As palestras tratarão de temas como cafeicultura 5.0, cafeicultura regenerativa, mercado de carbono, irrigação, manejo de pragas e doenças, e cafés especiais.

Os pesquisadores da Epamig, Vinícius Andrade e Denis Nadaleti falarão, respectivamente, sobre “Fatores determinantes para a produtividade na cafeicultura” e “Técnicas para produção de cafés especiais”.

A programação termina na manhã de sábado (28/9), com palestras sobre fruticultura. O professor do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Epamig-Itap) Fábio Silva apresentará o tema “Viabilidade do cultivo da pitaia no sul de Minas”.

Já o professor do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (Ufla) Pedro Peche falará sobre “Cultivo moderno do abacateiro”, e o pesquisador da Epamig Francisco Câmara sobre “Implantação e primeiros cuidados com o vinhedo”.

Os interessados em participar do evento em Campanha já podem realizar as inscrições prévias. No formulário é possível optar pela participação em um, dois ou nos três dias de atividades.