Epamig promove capacitação sobre uva e vinho

Programação é voltada para extensionistas da Emater de várias regiões do estado

A equipe do Campo Experimental de Caldas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) conduziu, na terça e quarta-feira (27 e 28/8), palestras e atividades de teóricas e práticas em vitivinicultura para a capacitação de 25 extensionistas de diferentes regionais da Emater-MG.

"A programação agrega informações sobre a produção de uvas finas, de mesa e para a elaboração de sucos. E prevendo a utilização de toda a infraestrutura e a colaboração de todos os profissionais do Campo Experimental", explica o pesquisador da Epamig Francisco Mickael Câmara.

Os pesquisadores Francisco Câmara e Cláudia Souza apresentaram os temas "Aspectos Técnicos para a Implantação de Vinhedos", "Nutrição, Correção de Solo e Adubação” e "Controle Fitossanitário dos Vinhedos". Além de “Manejo do Vinhedo - Poda, Desbrota, Desfolha, Raleio etc.", teoria e prática.

Já a pesquisadora Renata Vieira da Mota, coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Vitivinicultura da Epamig falou sobre o "Colheita, pós-colheita e maturação das uvas". A programação na Epamig foi encerrada com visita à vinícola, conduzida pelo enólogo Filipe Casseli, e painel de degustação de vinhos com a enóloga Angélica Bender.

Francisco Câmara destaca a importância da capacitação e da transferência de informações práticas aos extensionistas.

“Esses técnicos têm contato direto com os produtores, em especial com os pequenos, que não têm como contratar consultores. É de nosso interesse que os extensionistas auxiliem na difusão do conhecimento e contribuam para expandir a vitivinicultura, das videiras finas, de mesa e para suco, em diferentes regiões de Minas Gerais”.

Fomento à atividade

A Epamig mantém, em parceria com as prefeituras municipais de Caldas, Andradas e Santa Rita de Caldas, no Sul de Minas, a Emater- MG e o Senar, um projeto com o objetivo de conhecer, resgatar e fortalecer a vitivinicultura de mesa na região, além de estimular o cultivo e o processamento de uvas de mesa entre os agricultores familiares.

Na produção de uvas finas, a empresa é a responsável pela validação e difusão da tecnologia de dupla poda da videira que tem garantido a produção de vinhos finos de inverno de alta qualidade em diferentes locais do Sudeste e Centro Oeste do Brasil.

Também produz mudas de uvas finas e de mesa e oferece o serviço de vinificação para produtores previamente cadastrados e incubados.