Encontro na Fapemig discute ciência, tecnologia e inovação

Iniciativa é preparatóra para a conferência nacional do setor, marcada para junho, em Brasília

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) sediou a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI) nos dias 4 e 5/4. O encontro, organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), teve como tema “Ciência, tecnologia e inovação para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido” e é reconhecido por ser uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), marcada para os dias 4 a 6/6, em Brasília.

Na abertura do evento, o presidente da Fapemig, Carlos Arruda, destacou a importância do encontro e dos desafios apresentados. “Nós temos um grande desafio na Fapemig que é sair da fase do conhecimento e transformá-los em produtos e serviços que cheguem à sociedade. Por isso a Fundação é esse espaço de diálogo, capaz de promover discussões na área da Ciência, Tecnologia e Inovação que façam a diferença no cotidiano das pessoas”, afirmou. 

Do mesmo modo, o subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Araújo, afirmou que, a partir da Conferência, a Sede reunirá ideias que serão levadas para a Conferência Sudeste e também para a discussão Nacional. “O sistema de ciência, tecnologia e inovação é feito por muitas pessoas, por isso é fundamental termos esse momento em que reunimos pesquisadores, instituições de Estado, alunos e diversos outros parceiros do debate”, disse. 

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, disse que a Conferência Estadual é uma grande oportunidade de abrir a discussão sobre o tema em Minas. “Quando nós ampliamos a participação e envolvemos pesquisadores, estudantes e representantes de diversas instituições, temos mais chances de acertar na elaboração de políticas públicas.”, afirmou.

Assista aqui a programação



Últimas