Encontro discute e atualiza comunicação e mobilização em saúde pública

Iniciativa da SES-MG, EmiCom reúne comunicadores e profissionais de Minas e outros estados em dois dias de programação com oficinas e mesas de debate 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A primeira edição do Encontro Mineiro de Comunicação e Mobilização Social em Saúde (EmiCom), promovida pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), é realizada nesta quarta e quinta-feira (2 e 3/4), em Belo Horizonte. 

O encontro reúne centenas de profissionais da comunicação, mobilizadores sociais e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em torno de rodas de conversa, palestras e oficinas. O objetivo é mostrar a importância da comunicação para levar informações de qualidade à população sobre serviços e campanhas de saúde. 

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, abriu a programação. 

“Vamos falar sobre desafios, inovações, trocas, conteúdos inspiradores. Parabenizo a Assessoria de Comunicação da SES-MG pela iniciativa, agradeço o apoio institucional do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e destaco que temos a mesma missão: trabalhar por uma saúde pública de qualidade”. 

Baccheretti lembrou a importância do tratamento correto da informação durante a pandemia de covid-19 e a crise de arboviroses de 2024, afirmando que o contato com a imprensa representa oportunidade de levar informações confiáveis, de dentro das secretarias municipais e Estadual de Saúde, para a população. 

“A construção da comunicação é diária”, encerrou.

Programação

No primeiro dia, a programação contou com mesas que abordaram temas de interesse geral de quem atua na área como Desafios da Comunicação Pública e Saúde; Mobilização Social, Participação e Diversidade; Crise e Resposta: Experiências na Comunicação do SUS. 

"Este evento é uma oportunidade para trocar experiências, dialogar e conhecer as novas práticas do setor em um espaço democrático, ao lado de profissionais que são referência na comunicação em saúde, em Minas Gerais e no Brasil", destacou a jornalista da Secretaria Municipal de Saúde de Betim, Flávia Freitas, que integrou a mesa SUS de Ponta a Ponta. 

Assessora de Comunicação da Gerência Regional de Saúde de Ubá, Keila Siqueira de Lima também ressalta a participação de profissionais de instituições respeitadas no mundo todo, como Fiocruz, Opas, OMS. 

“O encontro traz muitas referências. Acredito que sairemos com provocações para inovar nosso serviço, conhecendo práticas de outras regionais, aprendendo com palestrantes”, avalia.

Chefe da Assessoria de Comunicação da SES-MG, Antônio Cota avalia que o resultado esperado desta primeira edição é aproximação e troca ainda maiores com os municípios, por meio das Superintendências Regionais de Saúde (SRS). 

“Queremos transformar esse embrião em uma ação constante para estar cada vez mais próximos aos municípios, mesmo os menores, que não têm referência de comunicação. Para mostrar a importância da comunicação lá para a ponta, para o cidadão”. 

Cota agradeceu a presença das 28 regionais de Minas, de 23 Estados do país, e de profissionais que participam do encontro, como Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Fundação Hemominas e Fundação Ezequiel Dias (Funed), entre outros.

Experiência

A coordenadora das Assessorias de Comunicação e da Rede Estadual de Mobilização Social da SES-MG, Priscilla Fujiwara, integra a mesa “Mobilização social, participação e diversidade”. 

“Vamos abordar esses temas no contexto da comunicação no SUS, com o objetivo de ampliar a compreensão sobre as diferentes formas de engajamento comunitário. Também destacar a importância de promover a inclusão e a representatividade, elementos essenciais para a construção de estratégias de comunicação eficazes e sustentáveis".

A programação do EmiCom segue durante esta quinta-feira (3/4) com série de oficinas: Jornalismo literário e narrativas da Saúde; Comunicação interna, a linguagem simples e a Inteligência Artificial como aliada, entre outras.



Últimas