Emater-MG orientou mais de 400 famílias na venda de produtos para alimentação escolar em Uberaba

Regional da empresa ofereceu mais de 1,5 mil orientações técnicas às famílias envolvidas no Pnae

Em 2023, a unidade regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) em Uberaba, no Triângulo Mineiro, obteve resultados positivos com relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

A regional, que abrange 25 municípios, foi fundamental para que 440 famílias de agricultores familiares comercializassem seus produtos por meio do programa.

Emater-MG / Divulgação

A seleção para a comercialização ocorreu por meio de uma chamada pública elaborada pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) e o contrato, com duração de um ano, “proporcionou uma fonte estável de renda para as famílias beneficiadas”, afirma o gerente da regional da Emater-MG em Uberaba, Diego Cesar Veloso Rezende.

A regional da empresa ofereceu mais de 1,5 mil orientações técnicas às famílias envolvidas no Pnae, assegurando a qualidade dos alimentos e o cumprimento das diretrizes contratuais.

Os agricultores familiares produziram uma variedade de itens, incluindo frutas, hortaliças, quitandas, derivados do leite e diversos outros produtos, entregues a 91 escolas da rede estadual de ensino.

“O Pnae desempenha um papel fundamental na alimentação dos alunos e na geração de emprego e renda na agricultura familiar. A Emater é o elo entre esses dois atores, fazendo com que, diariamente, os alunos recebam alimentos saudáveis, com segurança alimentar e nutricional, e contribuindo para a qualidade de vida das famílias rurais”, diz o gerente, Diego Rezende.

Pnae em Minas Gerais

O programa oferece alimentos de qualidade e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

A lei que regulamenta o Pnae estabelece que, no mínimo, 30% dos recursos repassados aos estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a alimentação escolar, devem ser utilizados na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

A Emater-MG atua no programa desenvolvendo ações de assistência técnica aos agricultores e suas organizações. Desde em 2022, a empresa firmou contrato com a Secretaria de Estado da Educação para fortalecer as ações do Pnae. Em 2023, foram 14.586 famílias de agricultores beneficiadas pelo programa.