Emater-MG apresenta ações de valorização do café na Expocafé 2025
Empresa é uma das expositoras da Expocafé 2025, que acontece de 27 a 29/5 em Três Pontas, no Sul de Minas
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) é uma das expositoras da Expocafé 2025, considerada a maior feira nacional de cafeicultura. O evento acontece desta terça (27/5) até quinta-feira (29/5), no aeroporto de Três Pontas, e deve receber milhares de visitantes.
A empresa desenvolve diversos trabalhos na cadeia produtiva do café, dentre eles o programa Certifica Minas Café e o Concurso de Qualidade do Cafés de Minas Gerais, e mostrará o resultado dessas ações como a maior agregação de valor ao produto. A Emater-MG também é uma das apoiadoras do 8º Encontro Mineiro de Cafeicultoras, na quinta-feira.
“A Expocafé é uma oportunidade para os produtores obterem informação técnica e adquirir máquinas e insumos. Na feira, o estande da Emater-MG terá profissionais para passar informações sobre programas estaduais e esclarecer dúvidas do público sobre questões técnicas”, pontua o gerente regional Rogério da Silva Araújo (Unidade Regional de Alfenas).
Agregação de valor
Segundo Rogério, dentre os assuntos do setor cafeeiro que serão tratados, estão o Certifica Minas Café, que foi o primeiro selo de certificação de propriedades cafeeiras no Brasil emitido por uma instituição governamental, e é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), além do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais e do Circuito Mineiro de Cafeicultura.
O concurso de café recebeu 1.406 amostras concorrentes em 2024, de 146 municípios mineiros, das quatro macrorregiões produtoras do estado. Tanto a certificação das propriedades cafeeiras como o concurso estadual têm propiciado aos cafeicultores uma maior valorização dos seus produtos no mercado.
O Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras - Cachaças Mineiras, criado no ano passado, será outra iniciativa de destaque a ser apresentada.
“Nós tivemos três produtores de cachaça da região premiados no concurso da bebida, em 2024, e convidamos eles para participar do nosso estande e falar com os visitantes como foi a experiência na premiação”, conta Rogério.
Homenagem às cafeicultoras
A Emater-MG vai levar ainda caravanas de produtores para a Expocafé e está mobilizando um grande número de mulheres da região para participar do 8º Encontro Mineiro de Cafeicultoras. A atividade inclui palestras voltadas ao público feminino da cafeicultura. Também haverá homenagens a mulheres que são protagonistas no agronegócio brasileiro.
“O objetivo do encontro é mostrar o valor das cafeicultoras na atividade. Destacar a importância delas na organização da propriedade e participação ativa no segmento em Minas”, salienta o gerente regional. O encontro é uma das atividades da quinta edição da Expocafé Mulheres, que vai ocorrer durante toda a quinta-feira.
A Expocafé 2025 vai funcionar das 8h às 17h. A programação completa está disponível no site expocafeoficial.com.br.