Divulgado o resultado do Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal da Canastra
Premiação aconteceu na sexta-feira (8/8); os cinco classificados representarão a região no 18º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais
O resultado do 21º Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal da Canastra foi divulgado na sexta-feira (8/8) no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), na cidade de Bambuí, no Centro-Oeste mineiro. Vinte e nove produtores disputaram a preferência dos jurados em duas categorias. O concurso é uma promoção da Emater-MG.
A queijaria Pérola do produtor Cleniudo Teixeira, do município de Medeiros, ganhou o primeiro lugar na categoria Casca Lisa.
“Quero agradecer a parceria da Emater, da prefeitura e do IFMG. Eu e minha família trabalhamos juntos e estamos felizes pela premiação e com muita expectativa para o concurso estadual”, comemorou Cleniudo.
Já na categoria Casca Florida Natural, o primeiro lugar foi conquistado por Renato Soares Vilela, da queijaria Quintal do Glória, localizada em São João Batista do Glória. A esposa dele, Nilcéia dos Santos Rosa Vilela, destacou a importância da premiação.
“A premiação valida nosso trabalho. Ganhar o primeiro lugar, no primeiro Casca Florida regional é muito gratificante. É um sentimento de dever cumprido de representar a Canastra com muito amor e dedicação”, disse.
A novidade do concurso deste ano foi a estreia da categoria Casca Florida Natural que contou com cinco competidores. Já a tradicional categoria Casca Lisa, com maturação entre 14 e 30 dias, trouxe 24 queijos para a disputa.
Os cinco classificados representarão a região da Canastra no 18º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais na categoria “Queijo Minas Artesanal” em Itanhandu, que acontecerá no dia 4/9.
O evento foi realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e a prefeitura de Bambuí. O Sicoob-Credibam, associações de produtores rurais e prefeituras da região apoiaram a competição.
Lista dos vencedores do Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal da Canastra
Categoria Casca Florida Natural
1° lugar: Renato Soares Vilela - Município de São João Batista do Glória - Queijaria Quintal do Glória
2° lugar: Ivair José de Oliveira - Município de São Roque de Minas - Queijo do Ivair
3° lugar: Vinícius de Oliveira - Município de Piumhi - Queijaria Faz o Bem Orgânicos
4° lugar: Ebenézer de Oliveira - Município de São João Batista do Glória - Queijaria Tradição Vilela
5° lugar: André Luis de Farias - Município de São Roque de Minas - Queijaria Pingo de Amor
Categoria Casca Lisa
1° lugar: Cleniudo Teixeira - Município de Medeiros - Queijaria Pérola
2° lugar: Rafael Soares Faria Jr - Queijaria Beira da Serra - Município de São Roque de Minas
3° lugar: Kléber João Soares - Município de Vargem Bonita - Queijaria K-nastra
4° lugar: Guilherme Henrique Silva - Município de São Roque de Minas - Queijaria Capela Velha
5° lugar: Renato Soares Vilela - Município de São João Batista do Glória - Queijaria Quintal do Glória