Dia Internacional da Educação destaca avanços na rede estadual de Minas Gerais

Iniciativas como Minas Bilíngue, Trilhas de Futuro e Passaporte Mineiro do Conhecimento ampliam as possibilidades de formação dos estudantes

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Celebrado neste sábado (24/1), o Dia Internacional da Educação destaca o papel da escola pública na vida de milhares de estudantes mineiros, como espaço de aprendizado, cuidado e construção de oportunidades. Nos últimos anos, políticas educacionais e investimentos do Governo de Minas têm fortalecido a rede estadual, ampliando as possibilidades de aprendizagem e permanência escolar.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, “quando fortalecemos a escola pública, quem sente primeiro são os estudantes. São mais oportunidades dentro e fora da sala de aula, mais apoio ao aprendizado e mais chances de construir caminhos que antes pareciam distantes da realidade de muitos jovens mineiros. Além disso, quando escola e família atuam em conjunto, o estudante se sente mais apoiado e tem melhores condições de permanecer, aprender e avançar em sua trajetória escolar”.

Internacionalização e ampliação de oportunidades

Entre as iniciativas de destaque está o Minas Bilíngue, projeto que amplia o ensino de línguas estrangeiras na rede estadual e fortalece a formação dos estudantes. A política integra a estratégia de internacionalização da educação pública mineira e, a partir do ano letivo de 2026, 30 escolas estaduais iniciarão as atividades no formato bilíngue, com oferta de inglês, espanhol e francês.

Nesse mesmo contexto, o Passaporte Mineiro do Conhecimento tem possibilitado que estudantes da rede estadual vivenciem experiências de intercâmbio no exterior. Desde a primeira edição do programa, 340 vagas já foram disponibilizadas, ampliando o acesso de jovens mineiros a vivências internacionais.

Valorização dos profissionais 

A valorização da carreira dos profissionais da educação também avançou de forma significativa. Somente em 2025, foram registradas 33.645 progressões, 9.735 promoções e quase 9 mil concessões do Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb).

Ainda em 2025, o Governo de Minas lançou o Educação que Prospera, iniciativa inédita que reconhece o trabalho dos servidores da rede estadual com base em metas de aprendizagem e indicadores educacionais. Entre 2022 e 2025, mais de 20 mil servidores foram nomeados, sendo 6,7 mil apenas em 2025. Além disso, o edital do concurso público da Educação 01/2025 criou 13.795 vagas na carreira.

Autonomia das escolas e melhoria do cotidiano escolar

Outro eixo importante é a descentralização de recursos por meio do Caixa Escolar, que garante maior autonomia às unidades de ensino para realizar manutenções, adquirir materiais e atender demandas do cotidiano escolar. Desde 2019, início da atual gestão, o Governo de Minas já repassou mais de R$ 7,7 bilhões ao programa, destinados à manutenção e ao custeio das instalações escolares, além da compra de alimentos consumidos diariamente pelos estudantes.

Educação profissional 

Os investimentos na educação pública estadual incluem ainda o fortalecimento da educação profissional por meio do Trilhas de Futuro, programa que oferece cursos técnicos gratuitos e amplia as possibilidades de inserção dos estudantes no mundo do trabalho. 

Atualmente, o programa soma cerca de 126 mil matrículas em andamento e mais de 95 mil estudantes formados, com oferta de 115 cursos técnicos em 178 municípios mineiros. Desde a sua criação, o Trilhas de Futuro recebeu investimento superior a R$ 2 bilhões, contribuindo para a construção de projetos de vida alinhados às realidades e perspectivas dos jovens.

 



Últimas