Dia de Minas reforça luta por acordo de reparação justo para vítimas e cidades atingidas pela tragédia de Mariana

Governador e vice-governador enfatizaram a luta do Governo de Minas para que a população e as cidades recebam uma reparação justa

O governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus participaram, nesta terça-feira (16/7), em Mariana, na região Central do estado, da cerimônia oficial em comemoração ao Dia de Minas. Nesta data, simbolicamente, a capital de Minas Gerais é transferida para o município, marcado na história como primeira vila, cidade e capital dos mineiros.

Em 2024, ano que celebra os 328 de fundação da cidade, a tradicional Medalha Dia do Estado de Minas Gerais foi uma oportunidade para também homenagear pessoas, instituições, organizações e representantes da sociedade civil com atuação em defesa de uma repactuação justa do acordo referente à tragédia de Mariana.

Em seu discurso (clique aqui para conferir na íntegra), o governador ressaltou a importância de se chegar a uma solução que realmente contemple as famílias das vítimas, atingidos e todos os prejudicados pelo desastre.  A justa reparação é aguardada há quase uma década.

"Tenho certeza de que nós compartilhamos o mesmo nó na garganta e a mesma indignação ao lembrar de cada família que perdeu um ente querido, seja um filho, um marido, um amigo, um colega de trabalho, naquele fatídico dia 5 de novembro de 2015. Como mineiro, acredito que essa memória, ainda que carregada de tristeza, é também a nossa maior motivação para exigir justiça e mudanças concretas", disse o governador.

"Nesta cidade que tanto representa nosso estado, primeiro município e capital de Minas Gerais, a mensagem que queremos reforçar, na figura dos nossos homenageados, é a de compromisso irrestrito para garantir a justa reparação a todos os atingidos da Bacia do Rio Doce. A lentidão e a morosidade são as únicas marcas desse modelo de acordo insuficiente, feito lá atrás, que não contempla e nem prioriza efetivamente os atingidos", ressaltou Romeu Zema.

O vice-governador, um dos homenageados deste ano, reafirmou que o Governo de Minas seguirá lutando pela reparação necessária e justa para Mariana e as demais cidades do Vale do Rio Doce.

"Eu me pergunto por quantos anos ainda teremos de discutir o desastre como principal tema de cada uma das reuniões que nós fazemos nessa cidade. É impossível estar em Mariana e não nos lembrarmos do que aconteceu nove anos atrás. Quero dizer que, nós, do Governo de Minas, não desistimos. Nós vamos sempre trabalhar e lutar pela reparação. Somos um povo conhecido exatamente pela força do seu trabalho, e é este trabalho que nos transforma nesse povo tão honrado e dedicado", enfatizou Professor Mateus.

Negociações

A tragédia ambiental de novembro de 2015, com o rompimento da Barragem de Fundão, sob responsabilidade da mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Billiton, tirou a vida de 19 pessoas, além de provocar uma série de danos socioeconômicos aos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

O Poder Público reconhece que não é mais possível que a injustiça continue a prevalecer nestes quase dez anos. Por conta disso, o Governo do Estado - assim como os outros compromitentes - cobram posicionamento das empresas - Samarco Mineração S.A, Vale S.A e BHP Billiton Brasil Ltda. - para que retornem à mesa de discussões e possam demonstrar efetivamente sua responsabilidade social e ambiental.

Dia de Minas

A Constituição Mineira determina que o 16 de julho é o Dia de Minas. A semana da data fica denominada Semana de Minas, constituindo período de celebração cívica em todo o Estado. Em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa do 281º aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição, como data cívica estadual, do Dia do Estado de Minas Gerais. O projeto recebeu o apoio de acadêmicos, autoridades municipais e da comunidade marianense.

No mesmo dia, em 1979, no 283º aniversário da cidade, foi pedido apoio ao então governador Francelino Pereira para o projeto que declarava o 16 de julho como o Dia do Estado de Minas Gerais. A Lei Estadual instituiu a data comemorativa.

Em 1980, foi sancionada a Lei Municipal 561, que instituiu a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais. A Constituição do Estado, promulgada em 1989, formalizou a data como Dia de Minas, assim como o 8 de dezembro como Dia dos Gerais.

Clique aqui para conferir a lista de agraciados de 2024.