Dia da escola é comemorado com exemplos da importância do espaço na vida das pessoas

Envolvimento da comunidade com o local é oportunidade de boas práticas e relação afetiva com as unidades de ensino

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

De acordo com o dicionário, escola significa “estabelecimento público ou privado destinado ao ensino coletivo”. No entanto, escola vai além desta definição: ela pode ser tratada como espaço de aprendizado, amizade e vivências que elevam o conceito de saber para as relações sociais e a memória afetiva de todos. Para comemorar o Dia da Escola, festejado em 15 de março, são apresentados casos em que as unidades de ensino serviram como importante espaço de convivência, acolhida e autoestima para as comunidades em que estão inseridas.

Um destes bons exemplos ocorre na Escola Estadual Ephigenia de Jesus Werneck, no bairro Dona Rosarinha, em Santa Luzia. A unidade de ensino foi abraçada, não só pelos alunos, como por ex-alunos e a comunidade no entorno que têm no espaço uma referência de ensino e, também, de lazer. De acordo com a diretora Valéria Souza de Brito, a escola fica aberta aos fins de semana e também à noite nas segundas-feiras e recebe oficinas de vôlei e futsal. As aulas são dadas por quem já passou pela unidade e retornou não só pelas boas lembranças vividas lá, mas, também, para dar oportunidade de aprendizado a quem ainda estuda.

A iniciativa possibilitou uma mudança no olhar de todos para com a escola. “Com essa experiência, os alunos passaram a enxergar a escola como uma extensão da casa deles”, conta a diretora. Ela ainda ressalta que o patrimônio da unidade também passou a ser mais conservado, pois começou a ser visto com empatia pelas boas vivências observadas ali com a mobilização. “É uma maneira de fazer com que eles percebam que a escola pertence a eles, que o espaço é deles”, relata.

Os ex-alunos passaram a dar palestras aos estudantes atuais, contando como é a vida profissional e ressaltando a necessidade de aproveitar bem todas as oportunidades vivenciadas na escola. “A autoestima deles ficou melhor, assim como a frequência”, comemora.

Amparo

Apesar de ser um espaço que marca a vida das pessoas de forma positiva, a escola também está de portas abertas para acolher quando o momento se apresentar contrário. A Escola Estadual Lígia Maria de Magalhães, em Contagem, é exemplo disso. Em janeiro, durante período de fortes chuvas em Minas, ela acolheu os atingidos pelo desmoronamento e deslizamento de terra no Morro dos Cabritos, no bairro Colorado.

Os moradores precisaram ser encaminhados para a unidade de ensino, quando a defesa civil da cidade determinou que o local fosse evacuado. Na época, uma das afetadas pelo deslizamento, Daiane do Carmo Marinho, de 26 anos, contou que o momento era difícil, mas ser acolhida na escola amenizava um pouco as dificuldades. Ela foi aluna da unidade de ensino quando criança e sua filha também é estudante da unidade escolar.

De acordo com a diretora da unidade, Angélica Bárbara Gontijo, a unidade de ensino sempre foi aberta à comunidade, o que já garantia esse vínculo. Mas, a nova experiência serviu para estreitar ainda mais essa relação. “Em janeiro, a escola passou por mais uma demonstração de vínculo com a comunidade quando serviu de abrigo para a população afetada pela chuva”, conta.

Diálogo e participação

Construir uma escola que seja participativa e cada vez melhor também é um compromisso de todos. Atualmente, a rede estadual em Minas tem 3.613 escolas localizadas em todas as regiões do estado. E todas as vezes em que a comunidade e os pais se envolveram, os resultados sempre foram positivos. Um dos exemplos de participação é Viviane Rodrigues. Ela acompanha a vida estudantil da enteada e está sempre presente na escola disposta a ajudar.

Viviane conta que se lembra de quando ainda era estudante da importância que percebia quando tinha a participação dos pais ou responsáveis nas atividades. Levando isso para a prática, ela integra um grupo de pais de alunos de escolas estaduais de várias regiões mineiras que participam ativamente da vida escolar de seus filhos. O grupo participa, periodicamente, de reuniões com a equipe da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Ainda de acordo com Viviane, vivenciar a escola de forma mais próxima traz reflexos inclusive no dia a dia da família, e por isso, recomenda a prática a outros pais e responsáveis. “É importante acompanhar os filhos em todos os momentos e, também, na vida escolar. A dica que dou é a de que os pais se lembrem de como era na época em que estudavam e como era importante essa presença. Principalmente, lembrar que a Educação é a única coisa que eles têm e que ninguém vai conseguir tirar”, destaca.



Últimas