DER abre licitação para elaboração de projeto de construção do Contorno de Timóteo, no Vale do Aço

Obra de 20 quilômetros contemplará pontes, viadutos e interseções que vão aprimorar a mobilidade da região

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) lançou, nesta terça-feira (30/9), o edital para a contratação do projeto executivo do Contorno de Timóteo, obra viária estratégica que visa aprimorar a mobilidade urbana e a logística na região do Vale do Aço. O valor orçado para a elaboração do projeto é de R$ 6,3 milhões, com prazo de execução estimado em 12 meses, conforme edital.

O projeto contempla a construção de uma via de aproximadamente 20 quilômetros, que começará no entroncamento com a LMG-760, nas proximidades do distrito de Cava Grande, e seguirá até o entroncamento com a BR-381. Entre os principais desafios da obra estão seis estruturas especiais — pontes e viadutos — que totalizam cerca de 1.010 metros de extensão.

Além disso, estão previstas obras de contenção que abrangem uma área de 3.900 metros quadrados, seis interseções em nível e duas interseções em dois níveis. O projeto também inclui estudos complementares fundamentais para a viabilização da obra, como sondagens geotécnicas e análises ambientais.

A estimativa do custo total da obra é de aproximadamente R$ 155 milhões.

Para o vice-governador de Minas, Mateus Simões, “esta é uma obra extremamente importante para tirar o trânsito intenso, inclusive de caminhões, do centro da cidade. Vai garantir mais mobilidade e mais segurança, tanto para os motoristas quanto para os moradores da região”.

Segundo o diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, essa obra reafirma o compromisso do Governo de Minas com a melhoria da infraestrutura rodoviária do estado, criando conexões e melhorando a mobilidade. “Esperamos concluir o processo licitatório em breve para iniciar os trabalhos do projeto executivo, seguido pela licitação da obra em si, etapas essenciais para o início da construção do contorno de Timóteo", destaca.

O empreendimento representa um avanço significativo para o desenvolvimento do Vale do Aço, contribuindo para a dinamização da economia local e a melhoria da mobilidade na região, na medida que melhora a circulação e o escoamento logístico e favorece o acesso ao Parque Estadual do Rio Doce, um equipamento turístico importante na região.



Últimas