Defesa Civil de MG participa de projeto piloto para aprimorar o sistema de alertas

Em casos extremos, as mensagens aparecerão no celular de forma sobreposta a outros conteúdos, mesmo que o usuário não seja cadastrado

Neste sábado (10/8), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais participará do primeiro teste do Defesa Civil Alerta, sistema lançado na última quarta-feira pelo Governo Federal para levar à população alertas preventivos de desastres.

O projeto piloto foi implementado no Triângulo Mineiro, em Indianópolis, e contará com ação integrada da Defesa Civil nas esferas municipal, estadual e federal. No teste, será verificado o funcionamento da ferramenta de alertas conhecida como “cell broadcast”.

A nova tecnologia, criada em parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as quatro grandes operadoras de telefonia, utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas, com aviso sonoro e vibratório, sobressaindo-se a qualquer outro conteúdo em uso na tela do usuário, para uma determinada região que esteja incluída na área de risco.

O alerta também vai funcionar nos celulares em modo silencioso. Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco e visitantes (inclusive estrangeiros) que estejam passando pelo local vão receber as mensagens, sem a necessidade de cadastro prévio.

Entenda como será o teste

A Defesa Civil Estadual utilizará a Interface de Divulgação de Alertas Públicos para o envio de mensagens para os celulares que estiverem dentro da área de risco considerada para o exercício: o território do município de Indianópolis, sendo o alerta enviado às 15h45min.

A mensagem do alerta terá o seguinte conteúdo: “Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência em Indianópolis/MG. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA”.

Os moradores já foram informados previamente da realização do exercício para que a população local esteja ciente e preparada, inclusive as ações de comunicação englobaram romeiros e turistas que porventura passem pela localidade na data do teste, recebendo o alerta.

Além do monitoramento, haverá equipes das Defesas Civis nacional, estadual e municipal acompanhando a realização do exercício na cidade participante.

Esse tipo de alerta tem o objetivo de informar a população exclusivamente em casos de previsão de eventos extremos. A ferramenta agregará, portanto, às outras formas de envio de alertas já utilizadas: mensagens SMS, redes sociais, site oficial, dentre outros.