Curso vai capacitar agentes municipais em proteção e defesa civil

Treinamento é gratuito e busca oferecer conhecimentos essenciais para gerenciar situações de emergência e desastres naturais de forma eficiente e segura

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) divulgou edital para a terceira turma de 2024 do curso de "Formação para Agentes Municipais em Proteção e Defesa Civil". A capacitação será realizada de forma híbrida, com atividades remotas e presenciais em datas definidas, e tem como objetivo preparar profissionais para uma atuação eficaz na gestão de Proteção e Defesa Civil, preparando-os para enfrentar e gerenciar com competência, situações de risco e desastres naturais.

As inscrições para o curso estarão abertas até o dia 15 de agosto e deverão ser realizadas por meio do formulário eletrônico disponível neste site.  Serão oferecidas 100 vagas gratuitas, prioritariamente destinadas a agentes municipais que atuam na Defesa Civil em Minas Gerais.

Também poderão se inscrever interessados que tenham vínculo com algum órgão municipal no estado, agentes de Defesa Civil de outros estados, e ainda aqueles sem vínculo com prefeituras, desde que atendam às regras e critérios estabelecidos no edital.

O curso terá início no dia 16/9 e se encerrará em 12/121 de 2024. Durante este período, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em temas essenciais para a gestão de risco e de desastres.

Entre os tópicos abordados estão: Gestão de Risco a Desastres, Gestão de Resposta a Desastres, Sistema de Comando em Operações e Gestão de Segurança em Barragens. A abordagem prática e teórica visa fortalecer a capacidade dos participantes para coordenar e implementar estratégias eficazes de resposta a emergências.

Os participantes que alcançarem uma nota mínima de 70% dos pontos distribuídos durante o curso receberão um certificado de conclusão. Este certificado atesta a competência adquirida e contribui significativamente para o desenvolvimento contínuo dos profissionais envolvidos na proteção e defesa civil.

Histórico e Impacto

Desde seu lançamento em 2023, o curso já capacitou mais de 200 profissionais em diversas cidades de Minas Gerais e em seis outros estados da Federação: Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Pará.

Desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB), o curso segue rigorosamente os princípios pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Essa abordagem assegura uma formação de alta qualidade, alinhada às demandas atuais de proteção e defesa civil.

O objetivo do curso não é apenas capacitar os participantes, mas também fortalecer a integração com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), promovendo uma cultura de resiliência e um enfoque especial na gestão de riscos e desastres. Com este treinamento, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) busca aprimorar a capacidade dos municípios para gerenciar riscos e desastres de forma mais eficaz.

Prevenção é prioridade em Minas Gerais

“O Governo de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), está comprometido em tornar o estado cada vez mais resiliente, ou seja, mais preparado e capacitado para enfrentar as adversidades climáticas da melhor maneira possível”, destaca a tenente Stefani Rodrigues, diretora de Educação em Proteção e Defesa Civil de MG.

Os investimentos em capacitação visam preparar os profissionais e equipes da Defesa Civil para agir de forma coordenada e eficaz em momentos de crise, assegurando uma resposta rápida e adequada para proteger a população e minimizar os danos decorrentes de desastres naturais, acidentes ou outras situações de emergência.

Além disso, busca-se promover uma melhoria contínua dos serviços oferecidos e aprimorar as estratégias de prevenção e mitigação de desastres, garantindo a proteção da vida e do patrimônio dos cidadãos.

Outro curso

A Defesa Civil também oferece o curso de 1º Interventor em Proteção e Defesa Civil, realizado em diversas Regiões da Polícia Militar (RPM) em todo o estado. Este curso tem como objetivo compartilhar conhecimentos e capacitar policiais militares para atuarem em ocorrências relacionadas às ações de proteção e defesa civil, além de padronizar procedimentos na gestão de riscos e desastres, considerando que os PMs são frequentemente os primeiros agentes públicos a chegar em situações de risco e desastres.

Também é oferecido o curso de Sistema de Comando de Operações (SCO), uma ferramenta gerencial que permite a padronização de ações de resposta em situações críticas de qualquer natureza ou magnitude.

“A capacitação é essencial para a coordenação e execução do ciclo de proteção e defesa civil, sendo, portanto, uma prioridade para a Cedec,” conclui a tenente Stefani.