Curso amplia inclusão de pessoas com deficiência em atividades esportivas nas escolas

Inscrições seguem até 30/9 para iniciativa, que promove inclusão e democratiza acesso ao esporte

Estão abertas até o dia 30/9 as inscrições para o curso-piloto “Práticas Corporais para Pessoas com Deficiência na Escola: Direitos e Possibilidades”, iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) que visa capacitar professores de educação física para incentivar a prática de modalidades paradesportivas.

O objetivo central do curso é preparar os profissionais para lidar de maneira inclusiva com a diversidade de estudantes nas aulas de educação física, garantindo que todos tenham a oportunidade de participar ativamente das atividades esportivas, contribuindo para a inclusão efetiva de alunos com deficiência nas escolas. AS inscrições podem ser feitas aqui.

A capacitação é fruto de uma parceria entre o Observatório do Esporte de Minas Gerais, coordenado pela Sedese-MG, e a Associação Mineira do Paradesporto (AMP). “O lançamento do curso piloto é uma conquista significativa que contribuirá para que a comunidade esportiva tenha acesso a esse conhecimento essencial para a democratização do esporte”, destaca Fernanda Moreira Dumont, coordenadora do Observatório do Esporte.

Célia Procópio, diretora e presidente da AMP, ressalta que o projeto marca um avanço importante no desenvolvimento do paradesporto no estado.

“Estamos muito orgulhosos e entusiasmados com o lançamento deste curso em parceria com a Sedese-MG. Nossa missão é disseminar o conhecimento sobre as possibilidades esportivas para pessoas com deficiência, auxiliando e orientando sobre o processo de inclusão com novas perspectivas”, afirma Célia Procópio.

“Minas Gerais possui um enorme potencial esportivo e esta é uma oportunidade para que os profissionais ampliem seus repertórios didáticos e, consequentemente, promovam a inclusão nas escolas”, reforça a presidente da AMP.

Estrutura e Conteúdo

O curso será oferecido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola Virtual do Observatório do Esporte (EVOE), através da plataforma Moodle, que disponibiliza diversos recursos de acessibilidade, como VLibras, calendário e conteúdo interativo.

“A produção de conteúdo formativo para os envolvidos com o esporte e a população em geral é uma das competências do Observatório do Esporte de Minas Gerais, que agora oferece mais um curso em sua Escola Virtual, contribuindo para o desenvolvimento do esporte mineiro e o aprimoramento das políticas esportivas no estado”, acrescenta Fernanda Dumont.

Com uma carga horária de 60 horas, o curso é online, gratuito e autoinstrucional, permitindo que os participantes acessem o conteúdo conforme sua disponibilidade de horário, com prazo de conclusão de 30 dias.

O conteúdo da capacitação está dividido em quatro módulos, abordando desde os aspectos históricos e legais das pessoas com deficiência no Brasil até as barreiras e facilitadores para a prática paradesportiva inclusiva.

Cada módulo é estruturado para oferecer uma compreensão aprofundada e prática sobre a inclusão de estudantes com deficiência nas aulas de educação física.

Impacto e Desafios

A inclusão de estudantes com deficiência nas atividades esportivas é um desafio que envolve tanto a adaptação física quanto a formação continuada dos profissionais envolvidos.

Dados do IBGE mostram que cerca de 6,7% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, reforçando a importância de iniciativas como esta para garantir que todos os estudantes tenham acesso pleno às atividades escolares.

Além de preparar professores para lidar com as especificidades de cada tipo de deficiência, o curso oferece recursos para adaptar as práticas paradesportivas no ambiente escolar. O “Módulo IV – Barreiras e Facilitadores para a Prática Paradesportiva Inclusiva”, por exemplo, discute estratégias de adaptação e formas de avaliação que respeitam as particularidades de cada aluno.

Para os profissionais de educação física, essa capacitação representa uma oportunidade única de ampliar seu repertório didático e se tornar um agente ativo na transformação do ambiente escolar em um espaço mais inclusivo e acessível.