Cultura, esporte e inclusão se unem em Festa Francesa neste sábado (7/9)

Evento promove ações sociais, com destaque para a acessibilidade com emissão de carteira que identifica a pessoa com transtorno de autismo

Neste sábado (7/9), o Parque do Palácio, em Belo Horizonte, será palco da “Festa Francesa - Minas Paris 2024", uma parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), para celebrar a cultura e o esporte em sintonia com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris.

O evento também traz uma importante ação de inclusão social: a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), pela Sedese-MG, garantindo direitos e inclusão a todas as famílias presentes.

A Festa Francesa ocorre das 9h às 18h com entrada gratuita, une gastronomia, música, esportes e arte, promovendo também a acessibilidade para pessoas com espectro autista e seus familiares. A emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) no local reforça o compromisso do evento com a inclusão e a garantia de direitos.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destaca a necessidade dessa ação de inclusão. “É muito importante essa parceria com o evento porque estamos ocupando um espaço de lazer e intercâmbio cultural com a essência da acessibilidade e inclusão, a partir da emissão da Ciptea no local”, explica Portela.

Como conseguir a carteirinha do Espectro do Autismo

Pais, responsáveis ou as próprias pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) poderão solicitar a Ciptea no local, bastando apresentar os seguintes documentos:

• Relatório médico com registro no Conselho Regional de Medicina apontando diagnóstico no âmbito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e indicando o código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID);

• Cópia da Carteira de Identidade do identificado com TEA;

• Fotografia 3x4 recente do identificado e cópia da Carteira de Identidade do responsável legal ou do cuidador, quando houver.

O serviço, além de ser gratuito, é uma iniciativa que visa promover a inclusão em grandes eventos e espaços públicos, como a própria Festa Francesa.

Esporte na Festa Francesa

Outra ação da Sedese-MG, por meio da Subsecretaria de Esportes, será a exposição de troféus e medalhas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg).

Para incrementar a festa, também terá a demonstração de atividades esportivas como atletismo, canoagem de velocidade, ginástica de trampolim, rugby, skate, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, vôlei e judô. As atividades são organizadas por monitores das Federações de cada esporte e o público também poderá participar das atividades.

Programação geral

Nos palcos, atrações musicais animam a tarde. Com quase 40 anos de carreira, Sônia Andrade é uma das grandes cantoras mineiras na programação. Ela interpreta clássicos franceses de nomes como Édith Piaf. Luiza Cruz, ex-participante do The Voice Brasil, também encanta o público. E para completar o trio de Minas Gerais, Jess apresenta um repertório variado com grandes clássicos da música brasileira.

O line-up é diverso e composto por artistas de diferentes nacionalidades. De Senegal, com mestrado em música pela Universidade de Versailles, na França, e radicado em BH há mais de 40 anos, Momour Ba traz a riqueza de ritmos africanos ao evento. E trazendo sets eletrizantes, DJ Paco Pigalle, nascido em Marrocos, mistura gêneros de diferentes partes do mundo, e DJ Nezt constrói uma trilha sonora sempre em diálogo com a energia do público.

Com curadoria de Gláucia Nogueira, haverá, ainda, uma exposição fotográfica. São 32 trabalhos de três fotógrafos esportivos mineiros: Eugênio Sávio, Leandro Couri e Pedro Vilela. A gastronomia reserva surpresas à parte. Restaurantes e estandes oferecem comidas típicas de diferentes países, com destaque especial para a França. A cozinha mineira também estará representada.

Nos telões espalhados pelo Parque do Palácio, serão exibidos momentos dos Jogos Paralímpicos de Paris, conectando os visitantes ao clima dos jogos e reforçando a importância da inclusão no esporte.

A “Festa Francesa - Minas Paris 2024” é realizada pela Box. Bold Xperience com organização da Embaixada da França, apoio do Governo de Minas Gerais e patrocínio da Cemig.

Data: 7/9/2024 (sábado)

Horário: 9h às 18h

Local: Parque do Palácio (R. Prof. Djalma Guimarães, 161 - Portaria 2 - Mangabeiras - Belo Horizonte)

Ingressos disponíveis em ingresse.com/festafrancesa