Copasa sedia primeiro evento regional do Pacto Global da ONU sobre os avanços do ODS 6

Iniciativa busca impulsionar setor empresarial na transformação da sociedade, avançando ainda mais no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que atuam junto à Organização das Nações Unidas (ONU) no avanço do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 - Água Potável e Saneamento para todos, realizam nesta quarta-feira (19/04), às 14h, o evento "Desafios e Oportunidades para o Setor Empresarial no ODS 06 em Minas". A abertura do evento será feita pelo CEO do Pacto Global no Brasil, Carlo Linkevieius Pereira. O encontro acontece no auditório da sede da Copasa, em Belo Horizonte. 

O encontro faz parte de uma série de eventos que o Pacto Global da ONU fará em cada estado que possui o Hub ODS instituído: além de Minas, há em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, Amazonas, Ceará e Pernambuco. A jornada será iniciada por Minas Gerais pelo protagonismo da Copasa na participação no Movimento + Água. 

“Esse movimento visa a aceleração da universalização do saneamento e a segurança hídrica do Brasil e tem a ambição de impactar a vida de mais de 100 milhões de pessoas. A definição de metas é uma maneira poderosa de impulsionar as empresas com vantagem competitiva na transformação da sociedade, avançando ainda mais no ODS 6”, explica o diretor-presidente da Copasa, Guilherme Duarte de Faria. 

O evento na Copasa será o primeiro entre os estados a fomentar o avanço do ODS 6 e da agenda 2030 nas políticas públicas de saneamento, co-realizado pelo Pacto Global da ONU no Brasil e realizado por uma empresa da jornada Premium do Movimento +Água, com apoio do HUB ODS do estado, que foi o primeiro Hub ODS do mundo. 

Representantes de empresas, líderes e especialistas comprometidos com os temas em torno do ODS 06 participarão de dois painéis com os temas “Os caminhos do setor empresarial para o acesso à água e saneamento em Minas Gerais” e “Água no contexto da adaptação climática: riscos econômicos e sociais para Minas Gerais”. 

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 18 mil empresas participantes e cerca de 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 65 redes locais, que abrangem mais de 160 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e no website em http://www.unglobalcompact.org

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje caminha para a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.  



Últimas