Copasa entrega 220 barraginhas no Vale do Jequitinhonha

Ação do programa Pró-Mananciais tem o objetivo de preservar recursos hídricos e beneficiar comunidade em Itamarandiba

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Copasa, por meio da equipe socioambiental da Gerência Regional Diamantina, concluiu e entregou, na segunda quinzena de junho de 2025, a construção de 220 barraginhas em Santa Joana, distrito pertencente ao município de Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha. Essas pequenas bacias escavadas no solo têm como objetivo captar e armazenar água da chuva, contribuindo para a recarga hídrica e a preservação ambiental.

A iniciativa, que faz parte do Programa Pró-Mananciais, representa um investimento de aproximadamente R$ 119 mil e beneficiará diretamente a todos os moradores do município. Vale destacar que, no distrito de Santa Joana, estão parte das nascentes de água do rio Itamarandiba, local onde a Copasa capta a água que é tratada e disponibilizada a todos as pessoas desta cidade. 

De acordo com o assistente socioambiental da Copasa, Charles Alves, o trabalho de construção de barraginhas em propriedades de produtores rurais, nos municípios onde a Copasa detém a concessão do serviço de abastecimento de água, é fundamental para a preservação do recurso hídrico. “Esta iniciativa possibilita a captação das águas de chuvas nas propriedades, alimenta os lençóis freáticos, evita o arraste de sedimentos para os córregos e aumenta a quantidade de água nos córregos, ribeirões e rios. Todos ganham com este processo”, disse.

Além das intervenções estruturais por meio do Pró-Mananciais, são formados os Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeias), que, além de definirem as ações a serem implementadas, acompanham os trabalhos realizados. Os Colmeias auxiliam no mapeamento de áreas prioritárias para a construção das barraginhas, cercamentos, instalações de medidores de vazão, entre outras ações participativas que potencializam os resultados do programa.

Sobre o Pró-Mananciais

Criado pela Copasa em 2017, o Pró-Mananciais atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras com a meta de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserido.

A atuação socioambiental da companhia é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. O Pró-Mananciais integra, ainda, o ODS 15, que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas e combater a desertificação, além de deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda de biodiversidade.



Últimas