Convênio vai capacitar microempreendedores no Norte de Minas

Parceria inédita entre Fucam e IFNMG visa promover inclusão social e econômica de alunos

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) anunciam convênio no valor de R$ 1 milhão para capacitar 420 alunos em curso de microempreendedorismo individual.

A iniciativa, que será implementada em oito municípios do estado, tem como objetivo transformar a realidade de centenas de famílias, promovendo inclusão social e econômica.

Presidente da Fundação Educacional Caio Martins, Frederico Corrêa Lima destacou a importância da parceria inédita. 

“É muito gratificante formalizar uma parceria com uma instituição tão respeitada e que vai ampliar a qualidade de ensino da Fucam para a comunidade”, disse. 

A previsão é a de que as primeiras turmas se iniciem em setembro de 2024, com abertura de vagas e expansão gradual em 2025. 

Atualmente, a Fucam atende os municípios de Buritizeiro, São Francisco, Januária, Juvenília, Esmeraldas, Riachinho, Couto de Magalhães e Conselheiro Mata, em Diamantina. 

Diretora de Ações Educacionais Sociais e Produtivas da Fucam, Roberta Guimarães destacou a importância do convênio para a fundação e para a região atendida. 

"Este é um marco para a Fucam e para o Norte de Minas Gerais. Pela primeira vez, estamos celebrando um convênio de saída, que não só capacita, mas também empodera nossos cidadãos a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias". 

Ela acrescenta que a parceria com o IFNMG é um passo significativo para o desenvolvimento socioeconômico da região.  "Estamos confiantes de que os benefícios serão sentidos por toda a comunidade", afirma.

Também participaram da reunião a diretora do  Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do IFNMG (Cead), professora Luciana Gusmão, e o presidente da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico (Fadetec), Rafael Correia de Oliveira.

Programa 

O curso de microempreendedorismo individual proporcionará aos participantes as ferramentas necessárias para sair da informalidade, agregar valor aos produtos e serviços, conhecer e ter acesso a direitos fundamentais no mercado de trabalho. 

A formalização dos negócios permitirá aos microempreendedores acesso a linhas de crédito, benefícios previdenciários e a possibilidade de participar de licitações públicas. 

Coordenadora geral do projeto, Veranilda Lodes Moura explica as possibilidades que a nova parceria leva para os estudantes. 

“É um trabalho conjunto na disponibilidade do curso do Micro Empreendedor Individual (MEI), para a capacitação de 420 estudantes, prioritariamente matriculados na Fucam. Este curso trabalha a formalidade do microempreendedor individual, possibilitando aos alunos o conhecimento de como formalizar o seu próprio negócio, como profissionais qualificados".

Mercado

A formalização dos negócios não só contribui para o aumento da arrecadação de impostos, que podem ser revertidos em melhorias para a própria comunidade, mas também promove a inclusão social e econômica, transformando a realidade de centenas de famílias. 

O IFNMG é instituição pública que oferece, gratuitamente, cursos técnicos, superiores e de formação em várias áreas, níveis e modalidades nas regiões Norte e Nordeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. 

Os campus estão localizados em Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas, Teófilo Otoni e Quilombo Minas Novas. 



Últimas