Congresso dos municípios destaca apoio do Governo de Minas às prefeituras do estado

Evento promovido pela AMM reúne mais de 10 mil pessoas entre autoridades, agentes municipais e políticos no Expominas, em BH

Na manhã desta terça-feira (4/6), o governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus participaram da abertura do 39º Congresso Mineiro de Municípios, organizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM).

Consagrado como o maior evento municipalista estadual do Brasil, o congresso se debruça sobre o tema “Encerramento de mandato, eleições municipais e o futuro das cidades”, com extensa programação voltada ao tópico, em tradicional evento promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), que vai até esta quarta-feira (5/6), no Expominas, em Belo Horizonte.

Em seu discurso, o governador Romeu Zema destacou o apoio que o Governo de Minas concedeu para todos os 853 municípios mineiros, enfatizando ainda a melhora do estado em saúde, educação, infraestrutura e geração de empregos.

"O que nós fizemos com os municípios de Minas foi o mínimo, pagar o que é de direito das cidades. Isso não era feito no governo anterior", registrou Romeu Zema.

“Além disso, estamos avançando na saúde como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Hospitais Regionais que vamos concluir, o nosso programa Mãos Dadas estão melhorando muito as escolas municipais, junto com o programa Trilhas de Futuro, que é um sucesso”, citou o chefe do Executivo mineiro.

O governador de Minas frisou que “essas e outras ações estão sendo feitas para o desenvolvimento dos municípios mineiros. Então todos os prefeitos de Minas podem contar conosco, vocês sabem que nós somos um governo de fazer e não de falar, pois falar é muito fácil”.

Elogiando o trabalho dos prefeitos mineiros, o vice-governador Professor Mateus agradeceu o apoio que as administrações municipais oferecem para o Governo de Minas, e ressaltou o papel da AMM para tornar isso possível. “A nossa relação com os municípios é de confiança, isso se dá por causa do trabalho conjunto com a AMM. Eu tenho muito orgulho de dizer que Minas Gerais nunca foi tão bem administrada por uma leva de prefeitos tão boa como essa”.

"São gestores responsáveis, comprometidos com as entregas e que aprenderam com a AMM, o que é de importância regional e não apenas das suas cidades", salientou Professor Mateus.

Apoio aos prefeitos e municípios

Reconhecendo o trabalho prestado pelo Governo de Minas com os municípios, o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcus Vinícius, reconheceu a contribuição dada para solucionar o problema das dívidas herdadas por gestões anteriores.

“Quero agradecer ao governador Romeu Zema, que nos deu condições de ter nosso mandato tranquilo, honrando dívidas que não eram dele, entendeu que com o dinheiro chegando nos municípios, o estado ia continuar se desenvolvendo”, correspondeu o presidente da AMM.

Desde o início da gestão, o Governo de Minas trabalhou em conjunto com a AMM e pelas prefeituras. Em abril de 2019, o Estado e a associação firmaram acordo para regularização dos repasses devidos.

Em 2022, o governador Romeu Zema anunciou o pagamento das últimas três parcelas restantes do acordo, concluindo a quitação dos R$ 7 bilhões previstos.

Outro acordo firmado com os municípios mineiros refere-se ao repasse atrasados da Saúde. O acordo prevê o pagamento de R$ 6,7 bilhões para as prefeituras, dívida também herdada de mandatos passados.

Trabalho em conjunto

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite, destacou a importância do apoio aos municípios e da capacidade de resolver problemas na ponta. “Talvez o cargo mais difícil que se tem é o do governador, que está no dia a dia com as pessoas, ouvindo as reclamações e dando boas notícias. Todos nós que estamos na vida pública temos várias missões, mas uma é muito especial, poder transformar para melhor a vida das pessoas”, pronunciou.

Já o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, destacou os procedimentos do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para com as prefeituras. “Quero reafirmar nosso compromisso com todos os prefeitos. O MPMG deve tratar vocês como os mais legítimos representantes do povo”, disse.

39º Congresso Mineiro de Municípios

Por ser ano eleitoral, o tema escolhido para a 39ª edição do Congresso Mineiro de Municípios, “Encerramento de mandato, eleições municipais e o futuro das cidades”, foi idealizado para capacitar os gestores e servidores públicos com foco na excelência e eficácia na gestão pública.

Dentro do Congresso Mineiro de Municípios, a AMM promove a 37ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios, que conta com a participação de mais de 300 expositores de diversas áreas e reunirá instituições, empresas e prestadores de serviços que acreditam no potencial dos municípios mineiros e na capacidade de obter melhores resultados das administrações.

A ideia é proporcionar um momento para a troca de informações, intercâmbio de experiências, contatos com potenciais investidores e interação entre os participantes dos diferentes setores que integram a administração pública.