Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde discute propostas para fortalecer o SUS

Iniciativa reúne usuários, trabalhadores e gestores para definir proposições que serão levadas para a Conferência Nacional de Saúde de 2024

Com o tema Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer, teve início, nesta segunda-feira (26/8), em Jaboticatubas, Região Metropolitana de Belo Horizonte, a quarta Conferência Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Roges Carvalho dos Santos.

Realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais (SES-MG) e pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), o evento reúne usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS-MG) de todas as regiões do estado para discutir propostas que serão apresentadas na Conferência Nacional de Saúde ainda este ano.

O tema escolhido reflete o compromisso em promover uma saúde pública de qualidade, valorizando pessoas que tornam o SUS uma realidade.

“É muito importante lembrarmos do papel dos trabalhadores da saúde, do ciclo diário de atendimentos pelo SUS, como também da necessidade da capacitação constante para mantê-los sempre atuais. Esse é um compromisso do Governo de Minas”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

“Temos dado ênfase ao manejo e à forma de acolhimento aos usuários para garantir que os profissionais de saúde estejam cada vez mais preparados para o atendimento em rede”, reforçou Baccheretti.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), Lourdes Aparecida Machado, ressaltou que conferências são espaços amplos e democráticos de construção coletiva.

“O Sistema Único de Saúde é a maior política social do nosso país e está em constante construção. E nesta conferência, construída para falarmos sobre trabalhadores e trabalhadoras do SUS, discutiremos educação e saúde como ferramenta de transformação”, pontuou Lourdes.

Alcance

Ela também citou o alcance das políticas públicas diante da dimensão territorial do estado.

“Minas Gerais é muito amplo e as pessoas que aqui estão trouxeram propostas consolidadas em municípios para serem discutidas e trabalhadas a fim de levarmos uma proposta de Minas Gerais para a pauta nacional do trabalho e da saúde”, concluiu.

Também participaram da abertura da conferência a conselheira Nacional de Saúde, Neide Barros da Silva; a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto; a superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Maflávia Aparecida Luiz Ferreira; o vice-presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais, Lucio Alvim; o secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Ricardo Assis; e o secretário Municipal de Saúde de Jaboticatubas, Arlen Araújo Marques.

O evento, que leva o nome do conselheiro Roges Carvalho dos Santos, dedicou, em sua abertura, homenagem ao psicólogo, filósofo, sindicalista e entusiasta das causas sociais e do controle social na saúde, falecido em março deste ano.

Debates e propostas

A quarta Conferência Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde será realizada até quarta-feira (28/8) e conta com a participação de cerca de 600 pessoas entre delegados, convidados e autoridades.

Ao longo desses três dias, haverá mesas de negociação permanente sobre plano de carreira e violência no trabalho e discussões a partir dos eixos temáticos, além da eleição de delegados que representarão Minas Gerais na Conferência Nacional de Saúde de 2024, com debates divididos em eixos.

Programação

Nesta terça-feira (27/8), os participantes passarão o dia em trabalho de grupos para debater e definir as propostas a serem levadas à plenária, que será realizada na quarta-feira (28/8). No último dia, também haverá a eleição da delegação que vai representar Minas Gerais na Conferência Nacional de Saúde.

A abertura completa e apresentação dos eixos temáticos da quarta Conferência Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Roges Carvalho dos Santos está disponível no canal do Conselho Estadual de Saúde no YouTube, em que também será transmitida ao vivo a plenária final e eleição da delegação, a partir das 8h de quarta-feira (28/8): https://www.youtube.com/@conselhodesaudemg.