Com apoio do Governo de Minas, companhia aérea anuncia duas novas operações no estado: Juiz de Fora e Uberaba

Estado colhe resultados de política estratégica para aviação e amplia malha doméstica na Zona da Mata e no Triângulo Mineiro

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Com uma política pública intensa desde 2019 dedicada ao setor de aviação, o Governo de Minas, por meio da Invest Minas, agência vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) conseguiu nova ampliação para a malha aérea estadual.

A companhia Latam vai ter duas novas operações em Minas Gerais, em 2026, com voos a partir de Juiz de Fora, na Zona da Mata, e de Uberaba, no Triângulo Mineiro. A nova rota Guarulhos-Uberaba estreia em 5/1, com três voos semanais. Em maio, entra em operação Guarulhos-Juiz de Fora. Essa rota existia até março deste ano e era operada pela VoePass, antiga Passaredo, em parceria com a Latam.

Os voos serão realizados por aviões Airbus da família A320, que podem transportar até 174 passageiros.

O avanço reforça o redesenho completo da aviação no estado: nos últimos anos, Confins se tornou o aeroporto que mais cresce em conectividade no Brasil, fruto de medidas estruturantes implementadas pelo Governo de Minas como a redução do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV), considerada pelo setor o maior estímulo à competitividade de Minas na história, e o fortalecimento da infraestrutura aeroportuária regional.

Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, essas ações tornaram o estado atrativo para novas rotas e investimentos de longo prazo.

“Desde o início da gestão, trabalhamos para ampliar rotas e fortalecer a logística aérea, porque isso significa mais competitividade para Minas. Cada nova conexão aproxima regiões, atrai investimentos e diversifica nossa economia, criando oportunidades reais para a população”, completa a secretária Mila.

“Hoje Minas é protagonista na aviação nacional porque criamos estabilidade, incentivo e diálogo permanente com o setor. O que vemos agora, novos voos, mais investimentos e aeroportos regionais retomando seu potencial, é fruto de uma política pública contínua e bem executada pelo Governo de Minas, com atuação direta da Invest Minas”, celebrou o diretor de Atração de Investimentos da agência, Ronaldo Alexandre Barquette.

Somente no hub de Confins, Minas saiu de pouco mais de 300 voos semanais em 2019 para um dos maiores volumes de operações do país em 2025, com novas rotas nacionais e a ampliação constante de voos internacionais. O estado também se consolidou como ponto de conexão relevante entre Norte, Nordeste, Centro-Oeste e o eixo Sul–Sudeste, impulsionando o turismo, a logística e a atração de investimentos.

Expansão

Além dos novos voos em Minas, a Latam anunciou outras novidades, tanto para o mercado interno, quanto externo. Em 2026, a companhia chegará à marca de 63 aeroportos brasileiros atendidos com a abertura de operações também em Caldas Novas (GO) e Campina Grande (PB).

No mercado internacional, passará a atender um total de 28 destinos diretos a partir do Brasil com a estreia de operações para Cidade do Cabo (África do Sul), Bruxelas (Bélgica) e Amsterdã (Holanda). A partir de BH, a companhia tem voos regulares para Santiago (Chile). As passagens aéreas para os novos voos estarão disponíveis ainda esta semana em Latam.com e demais canais de vendas.

“O foco na eficiência e no cliente frequente é o que nos permite seguir investindo com muito critério em mercados sustentáveis. As novas rotas que estamos anunciando passaram por análise responsável e fazem sentido tanto para a demanda real por viagens quanto para nossa estratégia de negócio”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.



Últimas