Codemge promove desenvolvimento com base de combustíveis em Uberaba

Novo polo de distribuição de petróleo será implantado em área do Distrito Industrial III, contribuindo para a economia e a geração de emprego e renda

Um novo polo de armazenamento, administração, distribuição e carregamento de combustíveis será implantado em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) garantiu uma área de 38.850 m² no Distrito Industrial de Uberaba III para a construção do empreendimento pelo Grupo Cinquentão. A venda do terreno, pertencente à Companhia, foi realizada na última segunda-feira (16/10), por R$ 1,45 milhão.

Codemge / Divulgação

O presidente da Codemge, Thiago Toscano, destaca que o Governo de Minas Gerais e a Companhia estão atuando com empenho para fomentar novos negócios e atrair investimentos, com a desburocratização de processos e o estímulo à geração de empregos e renda. “A missão da Codemge é facilitar a promoção do desenvolvimento econômico e social em Minas Gerais. Com seu reposicionamento estratégico, a empresa está potencializando bons negócios e parcerias entre o setor público e a iniciativa privada”, salienta.

O assessor da presidência da Codemge, Franco Cartafina, realça a agilidade das diligências na Companhia e a eficiência com que o processo tramitou na empresa, a fim de efetivar a negociação. Ele assinala que o êxito do projeto representará um grande investimento para Uberaba. Franco comenta ainda que ter mais uma base de distribuição de petróleo é de extrema relevância para o município e que novos anúncios de investimento em postos de combustíveis na cidade devem ser feitos pela Rede Cinquentão, com aportes que podem chegar a R$ 50 milhões. “A Codemge tem buscado fortalecer e impulsionar diversas potencialidades de desenvolvimento no estado”, completa.

A localização estratégica da área comercializada foi essencial para que o investimento fosse confirmado. O imóvel está perto da Base do Oleoduto São Paulo-Brasília (Osbra), da Petrobras, que passa por Uberaba e atende à demanda de diesel, gasolina, GLP e QAV (querosene de aviação) no eixo entre São Paulo e Brasília.

Além de dinamizar a economia local, o novo projeto também é positivo para Minas como um todo. Afinal, o ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) relativo à distribuição de petróleo incrementa arrecadações para o estado.

A expectativa é de que as obras sejam concluídas em até 36 meses para início da operação, trazendo benefícios econômicos para os preços do combustível na cidade e potencializando o desenvolvimento mineiro.

Oportunidades de negócio em distritos industriais

Entre as frentes de atuação da Codemge como vetor de atração de investimentos privados, está a promoção do desenvolvimento por meio da implantação e da gestão de áreas industriais estrategicamente situadas em diversas regiões do estado. A Companhia comercializa terrenos localizados em distritos industriais, gere contratos vigentes relativos aos lotes e apoia municípios na implantação de novos empreendimentos desse tipo.

A relação de imóveis localizados em distritos industriais para alienação está disponível neste site. A Companhia recebe propostas de empresas interessadas em implantar seus empreendimentos de natureza industrial e/ou comercial nesses terrenos. Os instrumentos de compra e venda são por adesão, e o preço dos terrenos é definido pelo valor de mercado através de laudo. A Codemge possui 54 distritos industriais em diversas regiões do território mineiro, sendo 29 deles municipalizados.