Codemge lança cartilha em “mineirês” sobre ética e integridade no serviço público

Peça foi apresentada durante evento da Companhia na Cidade Administrativa

  • ícone de compartilhamento

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) apresenta cartilha em “mineirês”, com diretrizes do seu Código de Conduta, Ética e Integridade. A peça foi lançada nessa quarta-feira (12/7), durante o evento “Ética em Pauta”, realizado pela empresa no Auditório Juscelino Kubitschek da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O encontro, voltado para o público interno, foi promovido pela Comissão de Ética, pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e pela Gerência de Integridade, Conformidade e Gestão de Riscos (Gicor). Autor do “Dicionário Mineirês”, o artista Paulo Araújo participou do lançamento e elogiou a iniciativa. Clique aqui para conhecer a cartilha “Jeitos de tomar tento e ficar no prumo”.

Codemge / Divulgação

O diretor-presidente da Codemge, Thiago Toscano, enalteceu a nova peça e disse que ela poderá servir de inspiração a outros órgãos. “Com o Programa Codemge Íntegra e esta cartilha, a Companhia está na vanguarda da integridade, da gestão de riscos e do compliance”, pontuou. Segundo ele, o formato e a linguagem da cartilha despertam a curiosidade e permitem a absorção das informações de modo mais suave e interessante.

A gerente de Integridade, Conformidade e Gestão de Riscos, Misma de Paula, afirmou que o objetivo principal do evento foi incentivar a leitura do Código de Conduta, Ética e Integridade da Codemge, além de sua compreensão e aplicação. Ela explicou que o documento foi revisado e será disponibilizado em breve para consulta pública, a fim de que a Comissão de Ética possa avaliar as eventuais contribuições e validar a versão final junto ao Conselho de Administração.

Três convidados externos ministraram exposições sobre assuntos relevantes. O secretário executivo do Conselho de Ética Pública de Minas Gerais (Conset), Jonatan Generoso, destacou o Código de Ética e Conduta do Estado, bem como o sistema mineiro de gestão da ética.

A auditora interna e superintendente central de Responsabilização de Agentes Públicos da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), Flávia Leal Ramos, expôs características, consequências e orientações relacionadas ao assédio moral e sexual, em especial no ambiente de trabalho do serviço público. Tanto ela como Jonatan celebraram a iniciativa da Codemge ao lançar a cartilha com formato mais leve, lúdico e atraente.

Finalmente, marcando um ano de lançamento do Canal de Denúncias Codemge Íntegra, a advogada e gerente comercial regional da empresa Legal Control, Pamela Pedro, mostrou a plataforma, desenvolvida para que empregados e demais cidadãos possam comunicar sobre fatos que não estejam de acordo com as normas e os valores da Companhia. Com uma dinâmica interativa, os participantes puderam testar o envio de denúncias pelo canal, evidenciando a possibilidade do anonimato.

Trata-se de um meio de comunicação exclusivo para receber denúncias, como, por exemplo, de assédio, conflito de interesses, fraude, ação criminosa, improbidade administrativa e crime de racismo. O objetivo é propiciar um ambiente seguro, com isonomia e comunicação aberta para o combate a fraudes e irregularidades. Além do site específico (canalcodemgeintegra.legaletica.com.br), o Canal Codemge Íntegra aceita denúncias pelo telefone da empresa Legal Ética, 0800 400 3333, pelo WhatsApp dela, (11) 95271-1924, ou pelo e-mail canalcodemgeintegra@legaletica.com.br. A confidencialidade de dados e a segurança de informação são garantidas.

A medida faz parte do plano estruturado no arcabouço do Programa de Integridade. Caso deseje encaminhar dúvidas, elogios ou reclamações comuns, que não sejam denúncias, acesse o Fale Conosco ou envie e-mail para ouvidoria@codemge.com.br. A Ouvidoria da Codemge permanece à disposição para atender a esses tipos de manifestação.

Apresentação artística

O comediante Paulo Araújo trouxe descontração e bom humor com sua apresentação de stand up. O pernambucano viralizou nas redes sociais compartilhando gírias e costumes mineiros. Residente do estado há mais de 10 anos, o artista é autor do “Dicionário Mineirês”, que reúne mais de 500 palavras e expressões tipicamente mineiras. No Instagram e no Youtube, seu canal “Tumate cru” soma cerca de 500 mil seguidores. Durante o evento, o humorista elogiou a cartilha lançada pela Codemge e brincou com algumas expressões tipicamente mineiras contidas em seu livro.

 



Últimas