Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica discute agropecuária de precisão

Próxima edição acontece em Pitangui, no Centro-Oeste de Minas, no dia 14/8

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A agricultura de precisão será o foco da próxima edição do Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Emater-MG, Epamig, Epamig Itap e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O evento será realizado na quarta-feira (14/8), em Pitangui, no Centro-Oeste do estado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a data do evento neste link, onde também está disponível a programação completa.

O circuito é voltado para produtores rurais, profissionais do setor agropecuário, pesquisadores, acadêmicos, empresas, cooperativas, associações, sindicatos rurais e fornecedores de tecnologia agrícola.

O objetivo é promover o intercâmbio de conhecimentos e facilitar a conexão entre profissionais e oportunidades de negócios na esfera da inovação aplicada à agropecuária.

Esse esforço busca catalisar o desenvolvimento de ecossistemas regionais de inovação, impulsionando a competitividade e ampliando as perspectivas de negócio no setor.

Agropecuária de precisão

A agropecuária de precisão é uma abordagem tecnológica avançada que visa otimizar os processos agrícolas por meio da coleta e análise detalhada de dados, permitindo uma gestão mais eficiente e sustentável das atividades agropecuárias.

Essa prática envolve o uso de tecnologias como sistemas de posicionamento global (GPS), sensoriamento remoto, sistemas de informações geográficas (SIG), sensores proximais, sistemas automatizados de coleta de dados, entre outros.

O coordenador de Ensino da Epamig Itap, Robson de Assis Souza, destacou a importância de acompanhar as novas tecnologias e seus benefícios para a produção.

"Estamos vivenciando uma explosão de tecnologias e acreditamos que muitos produtores ainda não conseguiram acompanhar. Nosso objetivo é apresentar essas tecnologias de forma clara e mostrar como elas podem ajudar no dia a dia da produção. Além disso, o evento oferece oportunidades de conhecer empresas de base tecnológica, o que pode contribuir para o desenvolvimento das atividades dos produtores”, explica.

Na avaliação do subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Caio Coimbra, a participação no evento é fundamental para os produtores rurais, pois representa uma oportunidade única para geração de inovação, resolução de problemas, além da aplicação de novos negócios e circulação de conhecimento no campo.

Circuito

Esta é a quinta edição do Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica. Os temas de cada evento foram escolhidos após um levantamento detalhado realizado em todas as unidades regionais da Emater-MG e em parceria com as gerências regionais do Sistema Faemg, identificando as principais demandas dos produtores rurais.

Nas edições anteriores, realizadas em Uberaba, Passos, Uberlândia e Buritizeiro, foram abordados a inovação e sustentabilidade na agropecuária, as inovações tecnológicas na agricultura familiar, o uso de drones agrícolas e as tecnologias para o Vale do São Francisco.



Últimas