Cidades do Centro-Oeste de Minas passam a bloquear celulares roubados

Inutilização imediata do aparelho é realizada por meio da plataforma Cbloc, da Secretaria de Segurança Pública

imagem de destaque
Mais de 120 militares da região passaram por treinamento para adoção da medida
  • ícone de compartilhamento

A partir desta semana, todos os celulares roubados e furtados em Divinópolis, Carmo do Cajuru, Cláudio, São Gonçalo do Pará, Itaúna e Itatiaiuçu passam a ser inutilizados imediatamente pela Polícia Militar, por meio da plataforma Central de Bloqueio de Celulares (Cbloc), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A ideia é diminuir imediatamente o valor de mercado dos aparelhos subtraídos, com o bloqueio dos mesmos, reduzindo a atratividade desses celulares para o mundo do crime, principalmente para casos de receptação.

Na nova dinâmica, no mesmo momento em que o cidadão realizar o registro de ocorrência de furto ou roubo, em uma unidade da PM, o policial acessará o sistema da Cbloc e realizará o bloqueio. De forma simples, rápida e segura, como a plataforma permite, o cidadão vai ter a garantia de que nenhum dado pessoal que está no aparelho, como fotos, caminhos de GPS salvos, entre outros, sejam acessados pelo criminoso.
 

Crédito: Divulgação Ascom/Sesp

Mais de 120 militares da região passaram por treinamento para adoção da medida na última terça-feira (9/4). A ação já acontece em Nova Serrana, que foi o primeiro município mineiro a vincular o registro da ocorrência de furto e roubo de celulares ao seu bloqueio imediato, via Cbloc. Até então, os cidadãos deveriam fazer o bloqueio no site após o registro da ocorrência.

Para o comandante do 23º Batalhão da PM, tenente-coronel Rodrigo Teixeira Coimbra, a metodologia de bloqueio imediato realizada pelos militares irá diminuir o índice de furto e roubo de celulares nos seis munícipios. “A Cbloc é uma ferramenta que ajuda muito na prevenção deste tipo de delito e queremos fazer uso deste potencial”, ressalta. 

A ideia é que as outras cidades da 7ª Região Integrada de Segurança Pública, com sede em Divinópolis, também repliquem a iniciativa de bloqueio imediato pós-ocorrência, idealizada pelo comandante da 7ª Região de Polícia Militar, cel. Webster Wadim. O comandante, inclusive, participou do desenvolvimento da Central de Bloqueio de Celulares, na Secretaria de Segurança Pública, à época de sua implantação no estado.



Últimas