Cidade Administrativa recebe ação de vacinação contra a influenza

Campanha segue até quinta-feira (29/5) e é destinada a servidores, colaboradores e população da região

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) e a Faculdade Faminas, realiza nesta semana uma ação de vacinação contra a Influenza na Cidade Administrativa de Minas Gerais (Camg). A imunização, que está sendo realizada entre esta terça (27/5) e quinta-feira (29/5), visa facilitar o acesso à vacina para servidores, colaboradores e população do entorno.

A vacinação acontece das 9h às 16h, no 9º andar do prédio Gerais. Já nesta quarta-feira (28/5), o Vacimóvel — unidade móvel de vacinação — estará estacionado entre os prédios Minas e Gerais, oferecendo mais uma alternativa de atendimento.

A vacina está disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade. Para se vacinar, basta apresentar um documento de identidade e o cartão de vacinação.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Eduardo Prosdocimi, ações como essa são essenciais para ampliar o alcance da vacinação.

“Levar a vacina até onde as pessoas estão é uma estratégia que facilita o acesso, contribui para aumentar as coberturas vacinais e, principalmente, protege a população contra complicações graves da gripe”, destaca.

Prosdocimi ressalta ainda a importância da articulação entre os órgãos envolvidos:

“É um esforço conjunto que une governo estadual, prefeitura e academia com o objetivo de promover saúde e prevenir doenças”.

A ação também tem sido bem recebida pelos servidores da Cidade Administrativa. Willian Castro, da Seplag-MG, aproveitou a oportunidade para colocar a vacinação em dia.

Willian Castro / Crédito: Patrícia Belo 

“A gente acaba adiando porque a Cidade Administrativa é longe das unidades de saúde. Ter a vacina aqui facilita muito. É uma chance de cuidar da saúde sem precisar sair do local de trabalho”.

Já Lívia Almeida, preceptora do estágio de enfermagem da Faminas, destacou o papel da prevenção.

“Quanto mais pessoas vacinadas, menor a circulação do vírus e o risco de quadros graves. A vacinação é um ato coletivo de cuidado com a saúde pública e é muito importante construir ações em parceria para este fim”, disse. 

Vacimóvel

Nesta quarta-feira (28/5), a ação de vacinação também contará com o Vacimóvel, uma van adaptada que funciona como um centro itinerante de vacinação. Equipada com toda a estrutura necessária, a unidade móvel possibilita o atendimento seguro e ágil ao público. 

“O Vacimóvel é uma importante ferramenta para levar a vacinação a locais de grande circulação, como a Cidade Administrativa, e facilitar a adesão da população à campanha”, reforça Prosdocimi.  

Campanha 2025 e cobertura vacinal

Desde o início da campanha, em 7/4, já foram aplicadas mais de 4,1 milhões de doses da vacina contra a gripe em Minas Gerais. A SES-MG recebeu 5,7 milhões de doses, todas já distribuídas aos municípios.

A partir de 2025, a vacina contra a influenza passou a integrar o calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ficando disponível durante todo o ano nas unidades de saúde. A dose atual protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B, e pode ser administrada junto a outras vacinas do calendário nacional.

A imunização é especialmente recomendada para grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas com comorbidades, por reduzir internações e mortes associadas à gripe.

Os dados de cobertura vacinal contra a influenza podem ser acessados neste link.  

Situação da gripe em Minas

Dados do sistema estadual SUSFácil apontam que, até o momento, 1.168 solicitações de internação foram registradas por complicações da influenza. O Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) contabiliza 44 óbitos pela doença em 2025.

“Esses números deixam claro o quanto a vacina é fundamental para evitar casos graves e mortes. A prevenção está ao alcance de todos”, reforça o subsecretário.



Últimas