Cemig entrega subestação que reforça energia para mais de 90 mil mineiros no Leste de Minas
Empreendimento, que faz parte do Programa Mais Energia, reforça infraestrutura elétrica e impulsiona desenvolvimento regional
A Cemig colocou em operação a Subestação Itanhomi 1, um investimento de R$ 50 milhões dentro do Programa Mais Energia. O empreendimento vai garantir mais qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia para cerca de 93 mil pessoas em oito municípios do Leste de Minas: Itanhomi, Alvarenga, Capitão Andrade, Conselheiro Pena, Inhapim, Pocrane, Tarumirim e Tumiritinga. A nova estrutura tem potência de 15 MVA e permitirá a conexão de 40 mil novas unidades consumidoras.
O projeto incluiu também a construção de 39 quilômetros da Linha de Distribuição Governador Valadares 5 – Itanhomi 1. As obras começaram em outubro de 2024 e foram concluídas em setembro de 2025. Construída no modelo SECI (Subestação Compacta Integrada), que utiliza tecnologia moderna para ocupar menos espaço, reduzir o tempo de implantação e aumentar a confiabilidade do sistema. Além disso, a unidade é telecomandada pelo Centro de Operação da Distribuição (COD) da Cemig, permitindo manobras remotas e restabelecimento mais rápido em caso de ocorrências, diminuindo o tempo de interrupção e o número de clientes afetados.
Segundo o gerente da Alta Tensão Leste, Fernando Sebastião, a entrega é estratégica para o desenvolvimento da região. “Esta é a quarta subestação que energizamos este ano na região, isso significa que estamos preparando a infraestrutura elétrica para acompanhar o crescimento econômico e social do Leste de Minas. Essa subestação vai garantir energia de qualidade para novos empreendimentos, comércio, serviços e para a população, promovendo mais segurança e confiabilidade no fornecimento para as cidades do Vale do Rio Doce”, afirmou Fernando.
Programa Mais Energia
O Programa Mais Energia da Cemig prevê a construção de 200 novas subestações elétricas em Minas Gerais até 2027, ampliando a oferta de energia e fortalecendo a infraestrutura elétrica em todas as regiões da área de concessão da companhia. Com isso, o estado passará a contar com 615 subestações em operação. Na regional Leste, só este ano foram concluídas quatro novas subestações: Berilo 2, Águas Vermelhas 1, Mutum 2 e Itanhomi 1.